Leticia Camargo

  • Home
  • Artigos
  • Sobre
  • Serviços
  • Na mídia
  • Contato

Reta final da Declaração Anual de IR: ainda dá tempo de revisar com atenção

Reta final da Declaração Anual de IR: ainda dá tempo de revisar com atenção

by Leticia Camargo / sexta-feira, 23 maio 2025 / Published in Finanças Pessoais, Planejamento Financeiro
Declaração Anual de IR

Estamos na reta final para a entrega da Declaração Anual de IR e, se você ainda não enviou a sua, quero te lembrar: ainda dá tempo de fazer tudo com atenção e de forma consciente, sem correria. A propósito, tenho um verdadeiro Guia do Imposto de Renda 2025 que pode te ajudar. Leia aqui!

Muita gente deixa para a última hora e eu entendo. A vida é corrida, leva tempo para reunir todos os documentos, há dúvidas sobre o que declarar e como preencher. Mas quero te convidar a mudar a chave: em vez de ver essa tarefa como um fardo, que tal aproveitá-la como uma oportunidade para olhar com mais cuidado para suas finanças? 

Sim, a declaração pode (e deve!) ser usada como um raio-x da sua vida financeira. Ao reunir comprovantes de rendimentos, extratos bancários, despesas médicas e informações sobre bens para a sua Declaração Anual de IR, você tem em mãos um retrato completo do seu ano financeiro. E, a partir dele, pode tomar decisões mais alinhadas com seus objetivos. Eu até fiz um texto aqui no site sobre isso!

Então, agora, nessa reta final, aqui vão algumas dicas que compartilho com meus clientes e que podem fazer diferença:

  1. Use a pré-preenchida, se puder

A declaração pré-preenchida está cada vez mais completa e pode ajudar a evitar erros. Se você tem conta Gov.br com nível prata ou ouro, essa pode ser uma excelente aliada. Mas, saiba que ela pode vir incompleta e será necessário preencher com todas as informações conhecidas!

  1. Revise com calma antes de enviar

Erros de digitação, informações incompletas ou campos deixados em branco podem levar sua declaração para a malha fina. Se você já preencheu, reserve um tempinho para revisar tudo. 

Nesse sentido, sugiro inclusive que você revise a declaração em um outro momento, com a cabeça mais descansada. Assim, evita o risco de deixar passar algum erro por já estar acostumado com os números que acabou de preencher. Se ainda vai começar, use um checklist e vá preenchendo com calma.

  1. Compare com o ano anterior

Verificar os dados da declaração anterior ajuda a lembrar de rendimentos ou bens que você pode ter esquecido de incluir na sua Declaração Anual de IR este ano. Isso vale, inclusive para despesas dedutíveis.

  1. Lembre se comprou ou vendeu algum bem

Muita gente esquece de incluir na declaração um bem que comprou no ano anterior como: carro, imóvel ou até algum investimento novo, como um fundo imobiliário que não vem no informe e é preciso pegar a Nota de Compra, por exemplo. E o contrário também acontece: o bem foi vendido, mas continua aparecendo na ficha de bens e direitos. Lembre-se de importar os detalhes do Ganho de Capital, se for o caso.

  1. Faça uma simulação para escolher o melhor modelo

Faça uma simulação com os dois modelos (completa e simplificada) antes de enviar. O sistema da Receita informa automaticamente qual deles gera o menor imposto a pagar ou maior restituição possível. Assim, você consegue escolher a melhor alternativa e evita deixar dinheiro na mesa.

  1. Planeje os próximos passos

Aproveite esse momento para refletir: quanto você pagou de imposto? Poderia ter aproveitado melhor as deduções legais? Talvez seja o caso de rever seu planejamento tributário para o ano que vem, pensar em um PGBL pode ajudar a pagar menos imposto de renda.

Sei que o prazo está acabando, mas ainda dá para fazer a sua Declaração Anual de IR com atenção. Mas, se não der tempo de terminar tudo ou de fazer todas as revisões necessárias, envie a declaração incompleta mesmo para evitar a multa por atraso e faça uma declaração retificadora assim que possível.

Um bom planejamento começa com um olhar atento sobre sua realidade, e a declaração de IR pode ser o primeiro passo nessa direção. Aproveite esse momento para aprender, se organizar e planejar um futuro mais tranquilo. Afinal, cada passo consciente em direção aos seus objetivos de vida fortalece sua saúde financeira e amplia suas possibilidades de alcançar o que deseja.

  • Tweet
Tagged under: educação financeira, finanças pessoais, imposto de renda, planejamento financeiro, planejamento tributario, tributação

About Leticia Camargo

What you can read next

Proteger o CPF
Como proteger o CPF e evitar fraudes financeiras
Eu deveria ter começado a me organizar financeiramente antes
Eu deveria ter começado (a me organizar financeiramente) antes
Taxa Selic subindo
Taxa Selic subindo: e agora?

Pesquisa

Assunto

Ano

Posts Recentes

  • Semana ENEF: compartilhar conhecimento é transformar vidas

    Ontem foi mais um dia daqueles que aquecem o co...
  • dia das mães

    Dia das Mães e a educação financeira de geração para geração

    Para o Dia das Mães, resolvi contar um pouco so...
  • Transforme sua Declaração de IR em um raio-X das suas finanças

    Transforme sua Declaração de IR em um raio-X das suas finanças

    Todo ano, quando chega a época de entregar a de...

Informação de qualidade para Você.

Insira seu email e receba artigos, informações relevantes, vídeos, ebooks...

Your browser does not support the video tag.
Planejamento Financeiro
Planilha de Fluxo de Caixa A
  • Home
  • Artigos
  • Sobre
  • Serviços
  • Na mídia
  • Materiais
  • Contato

Entre em contato por email:

leticia@leticiacamargo.com.br

TOP
Vá para versão mobile