Leticia Camargo

  • Home
  • Artigos
  • Sobre
  • Serviços
  • Na mídia
  • Contato

Como adiar o pagamento da fatura do cartão de crédito

Como adiar o pagamento da fatura do cartão de crédito

by Leticia Camargo / terça-feira, 05 maio 2020 / Published in Finanças Pessoais, InfoMoney
Como adiar o pagamento da fatura do cartão de crédito

Pois é… Não sei se você já se deu conta disso, mas o cartão de crédito não entrou no programa do Governo Federal de renegociação de empréstimos. Portanto, não está sendo possível adiar o pagamento da sua fatura na maioria dos bancos, pelo menos por enquanto…

Infelizmente, muitos vêm se enrolando na hora de pagar o cartão, pois contaram com uma renda futura incerta, perderam seus empregos ou simplesmente gastaram mais do que deveriam mesmo…

A questão é que a fatura do cartão de crédito chegou e não foi possível quitá-la por completo… E agora? O que fazer? Será que tem alguma solução?

Sim… É claro que tem! Vamos ver como…

 

Fatura do cartão de crédito: soluções para pagar e ganhar tempo

A primeira e mais fácil solução é ficar no rotativo do cartão de crédito. Em outras palavras, estamos falando de pagar o mínimo da fatura por um mês.

Porém, não pense que dá para fazer isso outras vezes… Na verdade, só dá para fazer isso no primeiro mês. Depois disso, é preciso parcelar o saldo devedor, conforme artigo que publiquei (clique para entender como funciona).

Foi exatamente isso que eu reforcei em uma matéria publicada há poucos dias pela InfoMoney: “com a regra implementada em 2017, hoje o cliente não pode pagar o mínimo indefinidamente para não acarretar um super endividamento. Só é permitido pagar o mínimo no primeiro mês e depois tem que parcelar. Mas os juros do rotativo passam dos 320% ao ano, é um absurdo. É preciso fugir disso”.

Como se pode ver, o parcelamento ocorrerá depois do primeiro mês, mas normalmente as condições deste empréstimo não são as melhores. E isso costuma sair bem caro.

A alternativa seria procurar uma outra linha de crédito mais barata do que os juros do parcelamento, com o objetivo de reduzir os custos. Com os recursos em mãos, o passo seguinte seria quitar a fatura do cartão.

Pode parecer pouco, mas esta consciência trará grandes vantagens, como poder procurar com mais tempo as melhores alternativas, evitar multas e ansiedade. Isso implicará em juros mais baixos e maiores prazos para pagamento, se for o caso. O importante é que as novas parcelas caibam no bolso daqui pra frente.

Especificamente com relação às taxas e condições de pagamento, sempre recomento que devemos procurar taxas mais baixas em outros bancos, diferentes daqueles a que estamos habituados, e também em fintechs de empréstimos.

O Banco Central tem uma ferramenta que permite consultar a taxa de juros média mensal de vários bancos, e diversos tipos de operações de crédito. Vale a pena conferir.

 

Cuidado com novas compras

Tomar um outro empréstimo para quitar a fatura do cartão pode ser eficiente financeiramente falando, pois poderá ser possível encontrar taxas de juros mais baixas e maiores prazos para pagamento da dívida, porém, isso pode ter um efeito colateral que precisa ser considerado…

Ao tomar um empréstimo para resolver o problema do pagamento da fatura do cartão de crédito, a pessoa acaba liberando novamente o limite do cartão para novas compras. A tentação aumenta, a vontade de consumir cresce e a consequência disso você já sabe…

É preciso ficar muito atento para não efetuar compras desnecessárias, ainda mais nesse momento de incertezas e instabilidade. Não sabemos quando tudo voltará ao “normal”, se é que isso será possível.

Tenho observado que muita gente tem ficado em casa, sem muito para fazer e essas pessoas ficam navegando pela internet, nos seus sites de compras preferidos. E isso acaba não dando muito certo. No fim, elas acabam comprando o que não era necessário e muito mais do que deveriam.

O ideal seria que essas pessoas procurassem organizar as suas finanças, anotando suas receitas e despesas. Com este acompanhamento, seria possível perceber, de modo antecipado, que não poderão quitar a fatura do cartão.

 

Dica bônus

Ah, e já que estamos falando de cartão de crédito, deixo aqui uma dica preciosa: habilite a carteira digital no seu celular e cadastre seu cartão de crédito nela. Assim poderá efetuar suas compras sem nenhum contato físico na maquininha para digitar a senha e tal. Assim, é possível fazer o pagamento apenas por aproximação. Veja aqui esse texto da Credicard ensinando a cadastrar o seu cartão.

 

Por fim, recomendo a leitura do artigo da Infomoney (acesse já, clicando aqui) que contou com a minha participação… Lá você vai encontrar mais informações a respeito de alternativas para o pagamento da fatura do cartão de crédito, além de um eficiente resumo com as alternativas dos grandes bancos para faturas em atraso.

  • Tweet
Tagged under: cartao de credito, crise financeira, endividamento

About Leticia Camargo

What you can read next

Imposto de Renda 2021
Imposto de Renda 2021
Já avaliou sua saúde financeira?
Juros médio do crédito pessoal é cinco vezes a taxa Selic
Juro médio do crédito pessoal é cinco vezes a taxa Selic

Pesquisa

Assunto

Ano

Posts Recentes

  • juros reais

    A verdade por trás dos juros reais

    Vamos falar sobre o que precisa ser dito sobre ...
  • décimo terceiro salário

    Décimo terceiro salário: oportunidade de organização financeira

    O décimo terceiro salário, para muitos, acaba s...
  • capacidade financeira

    Capacidade financeira e o impacto na qualidade de vida

    Vamos falar sobre capacidade financeira, mas va...

Informação de qualidade para Você.

Insira seu email e receba artigos, informações relevantes, vídeos, ebooks...

Your browser does not support the video tag.
Planejamento Financeiro
Planilha de Fluxo de Caixa A
  • Home
  • Artigos
  • Sobre
  • Serviços
  • Na mídia
  • Materiais
  • Contato

Entre em contato por email:

leticia@leticiacamargo.com.br

TOP
Vá para versão mobile