Tranquilidade financeira: não adianta querer resolver suas finanças de um dia para o outro

98 views
Tranquilidade financeira

Vamos falar sobre tranquilidade financeira… Hoje tudo é imediato, concorda?! Temos uma dúvida, é só dar um Google e pronto, resolvida! Queremos ver um filme, é só entrar no streaming de filmes e pronto, na hora!

Mas, não adianta querer resolver as finanças de um dia para o outro! Infelizmente, não é assim tão rápido para resolver a sua situação financeira….

É bom deixar claro que isso serve, tanto para quem está endividado e fica ansioso pra pagar todas as contas rapidamente, como também para aqueles que começaram a juntar uma reserva financeira para alcançar os seus objetivos. Muita calma nessa hora!

Da mesma forma, não é de uma hora para outra que uma pessoa vai passar de sedentária para uma maratonista. É aos poucos. AOS POUCOS! Um dia a pessoa começa a caminhar alguns quilômetros, depois já passa para um trote, uma corridinha… Vai aumentando a intensidade e, depois de algumas semanas (talvez meses ou anos) de treino, pode começar a correr os 42km. Em algum tempo ela estará pronta para maratona, mas não antes de muita disciplina e muito treino!

Assim também funciona nas finanças, um dia de cada vez e você vai pagando suas dívidas, ou conseguindo poupar pra investir nos seus sonhos. A tranquilidade financeira vem aos poucos. É uma maratona e não um sprint de curto prazo.

Você começa entendendo para onde vão os seus recursos. Passa a analisar o que está acontecendo. Consegue ver mais claramente para onde o dinheiro está indo. Corta alguns desperdícios. Economiza nos supérfluos. E, finalmente, direciona a grana para aquilo que realmente importa.

Mas não adianta querer correr, não é de uma hora para outra que você vai ficar rico (a menos que ganhe na loteria ou algo equivalente) e resolver todos os seus problemas financeiros.

Por outro lado, se você tiver disciplina e perseverança, aos poucos as coisas vão se resolvendo. Depois de algum tempo, você perceberá que já estão melhorando e que muito em breve tudo estará resolvido.

A caminhada rumo ’a tranquilidade financeira não é um processo rápido. Pouco a pouco você vai melhorando e corrigindo o rumo. Até que, quando você perceber, já estará tudo resolvido!

 

Cuidados com os atalhos rumo à tranquilidade financeira

Pois é… Não é à toa que as fraudes existem! Já parou para pensar nisso?

Vejo muita gente acabar entrando em fraudes financeiras, por querer enriquecer rapidamente, mas o que ocorre é que acabam perdendo tudo, dando vários passos para trás.

Por outro lado, aqueles que se comprometem a guardar um pouco a cada mês, vão aos poucos construindo a sua riqueza e conseguem chegar aonde pretendem.

Portanto, vá construindo o seu patrimônio aos poucos, mas com disciplina. Mesmo que esteja difícil, não pare, continue a nadar, continue a nadar, como diria a Dory do filme Procurando Nemo.

 

E mais do que nunca, lembre-se: não existe fórmula mágica para alcançar a tranquilidade financeira. Dê um passo de cada vez, mas com a garantia de que estará sempre caminhando em frente!