Ícone do site Leticia Camargo

Planejador Financeiro: o profissional que cuida da saúde financeira das pessoas

Encontro de embaixadores da Planejar em São Paulo. FONTE: Planejar.

Quem me acompanha sabe que sou apaixonada pelo que faço! Por isso, volta e meia acabo escrevendo sobre o planejador financeiro, atividade que exerço com muito amor e dedicação.

Desta vez, venho aqui para contar que no início deste mês, eu e os demais Embaixadores da Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros) estivemos com Noel Maye, CEO da FPSB (Financial Planning Standards Board) em São Paulo para uma reunião em que ele nos trouxe muitas informações sobre o assunto. Inclusive, sua vinda ao Brasil teve repercussão na mídia e saiu uma matéria no Valor Econômico sobre a visita (clique aqui para ler o artigo publicado pelo Valor Econômico) e também no site da Planejar (clique aqui para ler o artigo da Planejar).

 

Planejador Financeiro: dados e perspectivas

Segundo Maye, as pessoas deveriam preocupar-se mais com a sua saúde financeira, dando a ela a mesma atenção que costumam dar para a saúde física. Para ele, da mesma forma que se busca um médico para fazer exames, checkups e para remediar problemas relacionados à saúde do corpo e da mente, as pessoas deveriam buscar os planejadores para resolver as questões relacionadas às finanças.

Inclusive, como já mencionei em outros artigos publicados aqui no site, não é incomum encontrar casos de pessoas que tiveram a saúde do corpo e da mente abaladas por conta de desequilíbrio financeiro e de dívidas. Cuidar das finanças também é cuidar da saúde como um todo (clique aqui e leia o artigo “Planejador Financeiro: o médico das suas finanças”).

Em outro momento, Maye lembrou que a Certificação CFP® “demonstra que a pessoa tem o conhecimento e habilidades para aconselhar pessoas em seus assuntos financeiros, o que inclui finanças gerais, investimentos, seguros, impostos, remuneração e benefícios e planejamento dos bens imobiliários e da aposentadoria”.

Complementando o que o CEO da FPSB disse, é bom reforçar que o exame de Certificação CFP® é bem abrangente e está dividido em 6 módulos. São eles:

(I) Planejamento Financeiro e Ética;

(II) Gestão de Ativos e Investimentos;

(III) Planejamento de Aposentadoria;

(IV) Gestão de Riscos e Seguros;

(V) Planejamento Fiscal;

(VI) Planejamento Sucessório.

Noel Maye também revelou que atualmente são 170.000 planejadores financeiros certificados CFP® espalhados pelo mundo e que o Brasil possui 3.150 destes profissionais, sendo que 70% deles estão no setor financeiro, sobretudo de private banking, enquanto 30% são independentes, como é o meu caso (clique aqui para baixar o Infográfico completo em inglês).

Uma dica bem legal que ele deu é que muitas vezes queremos falar sobre planejamento financeiro no Valor Econômico ou em eventos de finanças, mas que deveríamos também ir num congresso de médicos, por exemplo, para passar conceitos de finanças, ajudando-os a cuidarem de seu dinheiro.

Ele disse que deveríamos tentar ter uma coluna numa revista de Golfe ou algo bem diferente. Bom para se pensar…..

 

Planejador Financeiro: o que temos feito por aqui

A Planejar vem apoiando e participando ativamente de diversas atividades para difundir as bases da educação financeira pelo país, como é o caso da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF – clique aqui para ler o artigo) onde são feitas palestras e clínicas financeiras, que atendem a população gratuitamente em eventos específicos apoiados pela Associação.

Por aqui, temos 12 Embaixadores voluntários comprometidos em difundir a profissão de planejador financeiro no país. E eu tenho orgulho em ser um deles!

 

Outros artigos sobre o Planejador Financeiro

Para saber mais sobre a profissão de Planejador Financeiro e sobre o planejamento financeiro, veja também os artigos a seguir:

Planejador Financeiro: o médico das suas finanças

Planejamento Financeiro

Planejador Financeiro: como ele ajuda a despertar a sua consciência

Eu e a profissão de planejador financeiro

Consultoria financeira pessoal: 4 fases para eliminar os problemas financeiros

Saúde do bolso também pode ser tratada no consultório

 

Fotos do Encontro de Planejadores Financeiros

Sair da versão mobile