Ícone do site Leticia Camargo

Saúde do bolso também pode ser tratada no consultório

Foi publicada em 26/06/2012 no Valor Econômico a matéria “ Saúde do bolso também pode ser tratada no consultório ” sobre a importância do Planejamento Financeiro Pessoal para cuidar da sua saúde financeira.

Nesta matéria, que contou com a colaboração de Leticia Camargo, ela enfatizou a isenção de conflitos de interesse de um planejador financeiro independente:

O profissional independente não recebe pela venda de produtos e sim pelo Planejamento Financeiro. Portanto, é isento de conflito de interesses.

O artigo mostra que cada vez mais os planejadores financeiros são procurados por executivos e profissionais liberais preocupados com suas reservas para a aposentadoria.

Mostra também que a assessoria de um planejador financeiro ajuda os indivíduos que querem repensar sua vida financeira, seja num momento de endividamento, no recebimento de uma herança ou simplesmente para reorganizar suas contas e começar a poupar.

Mas o que é Planejamento Financeiro Pessoal?

Segundo o IBCPF: Planejamento financeiro é o processo de formulação de estratégias para auxiliar os clientes a gerenciarem seus assuntos financeiros para atingirem seus objetivos de vida.

O processo de planejamento financeiro envolve a análise de todos os aspectos relevantes da situação do cliente em uma ampla gama de atividades de planejamento financeiro, incluindo inter-relações entre objetivos muitas vezes conflitantes.

O processo de planejamento financeiro inicia-se com uma reunião para coleta de informações sobre a situação patrimonial, financeira, fiscal, profissional e familiar do cliente, de modo a identificar suas necessidades, expectativas e potencialidades.

Compreendidas as particularidades e os vários aspectos envolvidos na gestão de seu patrimônio, é apresentado ao cliente um planejamento integrado, com análises e recomendações sobre adequação das fontes de recursos às obrigações, utilização de instrumentos de previdência, seguros e imóveis que componham o patrimônio e definição de recursos livres para investimentos.

 

 

 

O que é um Planejador Financeiro Certificado CPF®?

Segundo o IBCPF: O planejador financeiro Certified Financial Planner – CFP® é um multiespecialista, com visão estratégica e conhecimentos de administração de investimentos, gerenciamento de riscos, previdência complementar, seguros, planejamento financeiro, fiscal e sucessório.

O profissional CFP® atua como um consultor, que avalia os objetivos, expectativas e necessidades de cada cliente visando desenvolver, apresentar e executar estratégias de planejamento financeiro adequadas ao perfil do cliente.

Para se tornar um profissional certificado e obter o direito de uso da marca CFP®, o IBCPF avalia conhecimentos técnicos, formação, experiência profissional e a postura de seus candidatos. Para manter a certificação, este profissional deverá permanecer em contínuo aperfeiçoamento.

O que é o IBCPF?

O Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros – IBCPF é uma entidade de auto-regulação, não governamental e sem fins lucrativos. Tem o papel de implantar, certificar e controlar a atividade de planejador financeiro pessoal no Brasil, necessária ao atendimento de uma demanda crescente de clientes pessoas físicas.

A Certificação CFP® é a única certificação de planejamento financeiro pessoal com reconhecimento internacional.

Publicado no Valor Econômico:

Valor_saude-do-bolso-tambem-pode-ser-tratada-no-consultorio

 

Sair da versão mobile