Ícone do site Leticia Camargo

Semana Nacional de Educação Financeira: doe o seu tempo!

Semana passada ocorreu a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) de 2017! Como era de se esperar, o evento foi mais uma excelente oportunidade de troca de informações sobre educação financeira e experiências de vida!

Na nossa ação, que envolveu a Planejar, a CVM e mais alguns parceiros, foram 131 palestras gratuitas, onde 126 planejadores financeiros estiveram envolvidos entre palestrantes, atendentes em clínicas financeiras e organizadores. Ao todo, foram alcançadas aproximadamente 7.000 pessoas em 44 cidades! Um sucesso!

Deixe-me compartilhar um pouco disso tudo com você…

 

O propósito…

Há alguns anos, quando eu trabalhava no mercado financeiro, eu sentia falta de um propósito de vida, sentia falta de me dedicar mais a algumas causas pessoais e de ajudar outras pessoas. Inclusive, eu já tinha comentado sobre isso em outro artigo: Eu e a profissão de planejador financeiro.

Finalmente, quando decidi que ia me tornar uma planejadora financeira autônoma e independente, pude dedicar mais tempo a esses projetos, incluindo-se aí a realização de palestras para o grande público. Acontece que eu não imaginava que iria me sentir tão realizada em poder compartilhar meu conhecimento…

Num primeiro momento, eu tinha pavor de falar em público, ficava muito nervosa ao subir em um palco. Então, fiz um curso de oratória e fui me aperfeiçoando na prática, palestra após palestra, aula após aula…

Hoje, sou muito realizada com o que faço e fico super feliz em poder repassar o conhecimento que possuo para outras pessoas, contribuindo para que alcancem mais tranquilidade e para que superem os desafios financeiros que a vida lhes impõem.

 

A recompensa da Semana Nacional de Educação Financeira

A ação da Planejar na Semana ENEF é um momento em que os planejadores financeiros, compartilham seus conhecimentos financeiros com o grande público, voluntariamente, somente pelo prazer de ajudar e de colaborar para o sucesso e para a melhoria da qualidade de vida alheia.

Mas… Enganam-se aqueles que acreditam que esta é uma via de mão única, que somente quem está assistindo as palestras é que aprende… Ao dedicar-me à Semana ENEF eu ainda aprendo muito com as pessoas que comparecem, conhecendo mais sobre as suas histórias de vida, dificuldades, experiências e muito mais… Em eventos assim, saio sempre muito mais rica do que cheguei.

Além das palestras, a ação da Planejar na Semana ENEF ainda conta com o que chamamos de “Clínica Financeira” em que sorteamos algumas pessoas que assistiram à palestra para atender pessoalmente, com o intuito de ajudar em suas finanças. Nesse caso, ajudamos pessoas com os mais diversos tipos de problemas, desde endividamento, até decisões sobre investimento, passando pelo planejamento financeiro.

Apenas para você ter uma ideia, nesta última semana atendi um jovem que integrava o Exército Brasileiro, não sei qual exatamente era a sua patente ou função, mas ele me informou que o seu vínculo de trabalho estava chegando ao fim. Ele estava em dúvida se devia ou não comprar uma casa nova com o dinheiro que juntou e que iria receber na rescisão. Além disso, desejava abrir um negócio próprio para ele e a esposa, como forma de sustento para a família.

Após conversarmos um pouco, concluímos que comprar a casa nova não era a opção mais adequada para as circunstâncias, pois ele precisaria investir no seu negócio próprio e poderia precisar de uma reserva para se sustentar por um determinado período de tempo, já que não havia garantias de que o novo negócio apresentaria resultado imediatamente. Ele saiu satisfeito e reflexivo, e eu aprendi mais um pouco com a sua história de vida.

Depois de concluir a minha participação nesta última edição da Semana Nacional de Educação Financeira, fiquei pensando: como seria ótimo se todos doassem um pouco do seu tempo e compartilhassem um pouco do seu conhecimento e experiência. Sinto-me grata e realizada em poder ajudar de algum modo, e recomendo que todos façam o mesmo em suas respectivas áreas. Todos nós temos algo de valor a repassar e é impressionante como podemos ajudar e aprender também! Acredite, essa experiência é realmente gratificante!

 

Sair da versão mobile