Leticia Camargo

  • Home
  • Artigos
  • Sobre
  • Serviços
  • Na mídia
  • Contato

Penhor é uma boa opção?

Penhor é uma boa opção?

by Leticia Camargo / sexta-feira, 08 fevereiro 2013 / Published in Finanças Pessoais, Na mídia, Planejamento Financeiro, Valor Econômico
Penhor é uma boa opção?

Saiu ontem no Valor Econômico, uma reportagem sobre o aumento do volume de penhor na Caixa Econômica e fui consultada pela reporter Luciana Seabra sobre esta modalidade de crédito.

O penhor de jóais é uma modalidade bem antiga de empréstimo que está crescendo bastante atualmente. No ano passado teve um aumento de 25% neste tipo de financiamento pessoal.

Talvez pela facilidade de se conseguir o empréstimo e receber o dinheiro de forma rápida, tenha aumentado o interesse por parte das pessoas físicas.

Como a garantia é o próprio bem penhorado, não há restrições de crédito e é uma ótima opção para quem já não está mais com o nome limpo na praça.

Podem ser penhorados jóias de ouro e de prata (as de prata passaram a ser aceitas recentemente), metais nobres, diamantes, pérolas, canetas e relógios, além de pratarias, mas é muito importante honrar o pagamento no prazo, pois os bens que não são resgatados até o vencimento podem ir à leilão.

As taxas de juros atuais para pagamentos em até 180 dias estão em 1,5% ao mês e se for parcelado em até 60 meses esta taxa fica em 1,7% ao mês.

Nesta reportagem, ressaltei que é válido, para quem tem empréstimos com taxas mais altas – como por exemplo no cheque especial, trocar esta dívida mais cara pelo penhor, que é uma dívida mais barata. Mas, sempre estando atento ao prazo do pagamento para evitar perder o bem penhorado.

Veja aqui a reportagem na íntegra:

Penhor da Caixa passa a aceitar joias de prata

  • Tweet
Tagged under: como economizar, divida, entrevista, finanças pessoais, juros, planejamento financeiro, valor economico

About Leticia Camargo

What you can read next

Comprar ou alugar um Imóvel
Comprar ou alugar um imóvel?
Como melhorar o uso dos seus recursos?
Juros médio do crédito pessoal é cinco vezes a taxa Selic
Juro médio do crédito pessoal é cinco vezes a taxa Selic

Pesquisa

Assunto

Ano

Posts Recentes

  • Quando o sucesso profissional esconde uma crise financeira

    Quando o sucesso profissional esconde uma crise financeira

    Mauro era diretor financeiro de uma grande mult...
  • A peça que faltava nas minhas finanças pessoais

    A peça que faltava nas minhas finanças pessoais

    Sempre gostei de montar quebra-cabeças. É um ho...
  • Financiamento imobiliário

    Financiamento imobiliário: novas regras e como pagar menos juros

    O financiamento imobiliário passou por mudanças...

Informação de qualidade para Você.

Insira seu email e receba artigos, informações relevantes, vídeos, ebooks...

Your browser does not support the video tag.
Planejamento Financeiro
Planilha de Fluxo de Caixa A
  • Home
  • Artigos
  • Sobre
  • Serviços
  • Na mídia
  • Materiais
  • Contato

Entre em contato por email:

leticia@leticiacamargo.com.br

TOP
Vá para versão mobile