Como gastar menos?

189 views
Como gastar menos

Pergunta direta: afinal, como gastar menos? Sabemos muito bem que começar a gastar é fácil, mas e quanto a gastar menos? Será que existem estratégias nesse sentido?

Volta e meia percebo que estamos apertados e pretendemos não gastar muito, mas vamos ao shopping ou navegamos pelas lojas que gostamos na internet e pronto, acabamos caindo na armadilha e compramos tudo que aparece na frente!

 

#1 Como gastar menos: planeje-se no “momento frio”

Uma boa estratégia pra evitar isso é se planejar no momento frio, ou seja, quando estiver longe da tentação e encontrar maneiras de se precaver e evitar cair nas armadilhas. Quando estamos diante daquela bolsa ou relógio lindos – no momento quente – fica muito difícil fugir das compras!

Lembre quais são as coisas que você faz e depois se arrepende, e pense antecipadamente em truques que podem te ajudar a fugir delas, como deixar o cartão de crédito em casa, por exemplo.

Outra ideia é se descadastrar daquelas listas de email das lojas que você mais gosta e deixar de curtir essas mesmas lojas nas redes sociais.

Resistir às tentações é muito difícil, por isso, procure evitá-las! Não se coloque em situações de tentação. Se você fizer isso, já estará ajudando muito.

 

#2 Como gastar menos: determine o limite para seus gastos supérfluos e se atenha a eles

Determinar limites para os gastos supérfluos também pode te ajudar a gastar menos, pois quando as coisas são abundantes, não damos muita atenção. Porém, quando são limitadas e escassas, cuidamos mais do seu uso. Lembra da escassez de água? Tomávamos todo o cuidado ao abrir a torneira ou o chuveiro!

Outro exemplo disso ocorre quando ganhamos algo que gostamos muito, mas que já está quase acabando… É comum ficarmos economizando para aproveitar até o finalzinho. Isso acontece contigo? No fim acabamos até dando mais valor àquilo que não e tão fácil de conseguir.

 

#3 Como gastar menos: utilize os pontos do cartão de crédito

Mesmo que estejamos agora num momento em que ainda não podemos viajar, aproveite os pontos do seu cartão de crédito para comprar aquele liquidificador novo para substituir o que quebrou!

 

#4 Como gastar menos: anote seus gastos e analise-os

Nada melhor do que analisar para onde o seu dinheiro está indo para poder decidir onde efetuar os cortes necessários. É preciso saber quais são os seus ralos financeiros para poder atacar a raiz do problema.

Por isso, anote seus gastos, analise-os e saiba onde poderá cortar as despesas desnecessárias.

Sem isso, você estará navegando nas águas perigosas da tentação e, o que é pior, sem bússola. Anote tudo para saber exatamente o que está acontecendo.

 

#5 Como gastar menos: evite as multas por atraso

Muitas pessoas não se organizam e acabam esquecendo de pagar os seus compromissos em dia. Com isso, inevitavelmente acabam gastando mais por conta de multas e juros.

Coloque as suas contas no débito automático e evite os prejuízos por atraso. Essa simples atitude pode lhe ajudar (e muito) a controlar as suas finanças.

 

#6 Como gastar menos: Programe uma aplicação automática

Por fim, tire logo parte do seu salário da sua frente. Preferencialmente, assim que ele cair na sua conta. Com um valor disponível menor, você vai acabar gastando menos também. Afinal, aquela dinheirama toda na conta dando mole, acaba sendo uma tentação para os gastos por impulso, não é verdade!

 

Espero que estas dicas sirvam de estratégias simples e eficazes para que você consiga gastar menos e tenha maior equilíbrio financeiro em sua vida.