Ícone do site Leticia Camargo

Como a Declaração de IR pode ser boa em sua vida?

A Declaração de IR (Imposto de Renda) comumente é vista como algo ruim e trabalhoso, sobretudo pelo tempo que levamos para ficar levantando as informações e lançando todos os itens no formulário. Não é uma tarefa fácil e costuma ser ainda pior para os menos organizados.

Para algumas pessoas, a Declaração de IR é ainda mais penosa pelo fato de descobrirem que ainda existe imposto a ser recolhido, ou seja, como se não bastasse todo o imposto retido na fonte ao longo do ano e/ou todo o imposto recolhido por meio do carnê leão, muita gente descobre que ainda tem imposto a pagar no ato da declaração. Se isso já aconteceu com você, você sabe que esta não costuma ser uma surpresa muito agradável.

Mas nem tudo é tão ruim assim… Sim, é verdade, a Declaração de IR pode ser boa. Ela pode ser vista como uma oportunidade ímpar de identificar gastos, analisar as receitas e ter uma ideia de tudo o que se passou no exercício anterior. Por mais trabalhoso que seja preencher todos os itens da declaração, ela termina se transformando em uma chance de você tomar pé de sua situação financeira.

Em um artigo que escrevi neste mês para a Revista Em Condomínios, citei que:

Fazer a Declaração de IR (Imposto de Renda) costuma ser um processo ruim e trabalhoso para a maioria das pessoas. Mas, se olharmos pelo lado positivo, podemos encontrar uma excelente oportunidade que muitas vezes passa despercebida nesta ocasião: trata-se da chance de organizar as finanças e analisar os resultados do ano que se passou.

Com esta mentalidade, vamos analisar mais especificamente em que pontos a Declaração de IR pode ser boa em sua vida…

 

A Declaração de IR pode revelar coisas que você não sabia sobre as suas finanças

Você sabe quanto poupou ao longo do ano passado? Sabe dizer quanto recebeu e quanto gastou? Sabe informar se o seu patrimônio cresceu ou diminuiu neste período? Cresceu quanto? Diminuiu quanto?

Você pode não ter notado, mas a Declaração de IR pode lhe ajudar a encontrar respostas para todas estas perguntas e muitas outras, incluindo o valor total de imposto retido na fonte, gastos e receitas e muito mais. Se você quiser saber como calcular alguns desses valores utilizando a sua Declaração de IR, acesse o artigo que publiquei na Revista em Condomínios, clicando no botão a seguir.

 

A Declaração de IR pode deixar claro o que é preciso mudar para melhorar

Com base nas informações que a Declaração de IR pode lhe fornecer, é possível analisar tudo o que aconteceu ao longo do ano e, em seguida, tomar algumas decisões importantes para que os erros cometidos no passado não se repitam no presente ou no futuro.

É preciso descobrir onde você pode melhorar e isso somente é possível com o levantamento de informações bem específicas sobre a sua vida financeira. É exatamente isso que a declaração propicia e é por isso que ela pode ser vista como uma grande oportunidade.

 

A Declaração de IR pode representar o início de um planejamento financeiro eficaz

Após o levantamento das informações e lançamento dos itens necessários para completar a declaração, vimos que você pode analisar tudo o que ocorreu e mudar algumas ações com a finalidade de melhorar. Entretanto, você pode ir além de simplesmente tomar algumas decisões… Você pode aproveitar ainda mais o momento e procurar um bom profissional que vá ajudá-lo com seu plano financeiro. Este profissional irá identificar suas necessidades e objetivos e lhe dará o caminho para que possa alcançá-los.

Sobre o tema planejamento financeiro, recomendo que você leia um artigo com vários detalhes importantes que publiquei aqui no site. Basta clicar no botão a seguir para acessar:

É isso! Na vida sempre temos, no mínimo, duas formas de enxergar as coisas, uma pelo lado bom e outra pelo lado ruim. No que se refere à Declaração de IR, como é algo praticamente inevitável, você pode ficar reclamando, o que somente irá lhe causar aborrecimento, sem mudar nada, ou então aproveitar a oportunidade para entender melhor sobre sua vida financeira. Assim sendo, atitude mais sábia é enxergá-la pelo lado positivo e extrair o que há de melhor nesta ocasião. Faça isso e não se esqueça que o prazo para a entrega da Declaração Anual de IR se encerra no próximo dia 29 de abril. Bom trabalho!

 

Sair da versão mobile