Ícone do site Leticia Camargo

Planilha de Fluxo de Caixa

Uma matéria recente exibida na televisão, mostrou que muitos brasileiros têm conhecimento de finanças, mas têm grandes dificuldades para botar em prática os conceitos que dominam ou estão aprendendo*.

Esta constatação me motivou a disponibilizar uma versão simplificada da minha planilha de fluxo de caixa, conforme você terá acesso a seguir. Antes, gostaria apenas de lhe explicar melhor um ponto adicional…

Uma das regras mais básicas de finanças foi proposta por William Edwards Deming, um grande estudioso da gestão e da qualidade total, que disse:

“O que não é medido não é gerenciado”.

Sim, é verdade! Não podemos controlar o que não conhecemos. Do mesmo modo, só conseguimos ter uma ideia sobre para onde o nosso dinheiro está indo quando registramos de forma disciplinada todas as nossas despesas, desde as maiores até aqueles pequenos gastos do dia a dia.

Pela minha experiência, noto que muitas pessoas conseguem ter uma noção de apenas 60% de seus gastos, normalmente sobre aqueles que recebemos boletos de cobrança: água, luz, aluguel, escola etc. Porém, não têm nenhuma ideia de quanto gastam em supermercado, presentes, restaurantes, viagens e tantos outros. Estas despesas chegam a pesar 40% nos gastos mensais em alguns casos.

Uma planilha de fluxo de caixa simplificada pode ajudar muito neste processo, certo?

Assim sendo, estou disponibilizando uma versão básica (e mais simples de usar) da minha planilha de fluxo de caixa, de modo a dar um estímulo para quem ainda não tem conseguido sair da inércia quando o tema é controle e planejamento financeiro.

Se você quiser saber um pouco mais sobre como preencher sua planilha, este texto poderá lhe ajudar: Aprenda a elaborar seu orçamento e comece a poupar.

Você pode fazer o download da planilha de fluxo de caixa clicando no botão a seguir.

Lembre-se que o registro das receitas e dos gastos é o primeiro passo para uma gestão financeira eficiente. Comece a colocar em prática este controle – com esta versão básica da planilha de fluxo de caixa – crie o hábito de fazê-lo e vá transformando as suas atitudes e a forma como lida com o dinheiro. Veja aqui também outro artigo que recomendo e que pode ser de grande interesse: O poder do hábito em finanças.

Sair da versão mobile