Ícone do site Leticia Camargo

8 lembretes financeiros que fazem total diferença na sua vida

Sabe aquela situação em que uma série de pequenas ações provoca um resultado incrível ao longo do tempo? Pois é…Resolvi listar um conjunto de ações com esse potencial de transformação, só que com foco em finanças.

Em seguida, fiz o exercício de transformar essas ações em lembretes financeiros que podem ajudar qualquer pessoa a economizar muito dinheiro ao longo do ano.

Inclusive, este foi o tema do artigo que publiquei este mês na Revista Em Condomínios (clique aqui para ler), em que apresentei 5 dos 8 lembretes que trago a seguir, de modo mais completo.

Vamos então aos lembretes financeiros que fazem total diferença na vida de uma pessoa…

 

Lembretes Financeiros 01 – Investimento

E se você investisse, todo mês, uma parte dos recursos que ganha? Nada mal, não? Imagine o quanto você teria acumulado ao longo de anos e mais anos de trabalho.

Então, coloque um lembrete no seu calendário para mensalmente investir o seu dinheiro no dia em que recebe o salário. Pode até ser uma aplicação automática também, o que é ainda melhor!

 

Lembretes Financeiros 02 – Pagamento de contas

Contas atrasadas significam, em outras palavras, multas e cobrança de juros. Se o atraso foi fruto de um esquecimento, você está desperdiçando recursos, está jogando dinheiro no lixo.

Como sabemos que nossas mentes estão muito atarefadas todos os dias, em uma rotina intensa, o melhor a fazer para garantir que a gente não vai esquecer de pagar uma ou outra conta é agendar o pagamento das mais recorrentes, como é o caso da luz, do condomínio, do colégio etc. Outra opção é o débito automático. Assim, você não perde os prazos e não paga juros à toa.

 

Lembretes Financeiros 03 – Pagamento de impostos

Quem nunca perdeu o prazo de pagar um imposto, como o IPVA, IPTU, IR? É comum se esquecer, sobretudo daqueles em que não estamos acostumados a pagar todos os meses (alguns são pagos apenas uma vez por ano).

O jeito aqui é cravar um lembrete na agenda! Não se esqueça de agendar esses pagamentos, ou vai perder dinheiro desnecessariamente com eles.

No final deste mês tem inclusive a entrega da declaração do imposto de renda e para quem tem imposto adicional a pagar, é bom já colocar na agenda que o prazo final para pagamento do imposto total ou da primeira parcela é dia 30 de abril.

 

Lembretes Financeiros 04 – Conferir sua conta corrente e cartão de crédito

Eis aí uma tarefa importante: conferir a sua conta corrente e a fatura do cartão de crédito!

Isso foi o que expliquei no texto da Revista: Pelo menos uma vez ao mês, e se possível até com uma maior frequência, concilie sua conta bancária e o cartão de crédito com seus controles de fluxo de caixa. Importante para verificar se caiu algum débito indevido e também para conferir se tudo está sendo preenchido na planilha.

Esse exercício ainda traz em si um benefício adicional: a oportunidade de você revisar os seus gastos e cortar o que for desnecessário.

 

Lembretes Financeiros 05 – Renegociação anual com prestadores de serviços

Exatamente como eu revelei no artigo da Revista Em Condomínios, coloque na sua agenda uma vez ao ano uma data para entrar em contato com os prestadores de serviços para renegociar seus planos, adequando-os às suas necessidades e procurando melhores condições financeiras.

Dentre eles, alguns que eu poderia citar rapidamente são:

 

Lembretes Financeiros 06 – Cancelamento de serviços recorrentes não utilizados

Conheço um grande número de pessoas que pagam por serviços que simplesmente não usufruem mais. Aquele serviço fica batendo todo mês no cartão de crédito, a pessoa nem percebe e acaba sendo esquecido….

Outro dia, um amigo me contou, todo orgulhoso, que havia 5 meses que ele não assistia TV e que isso estava sendo ótimo, porque ele aproveitava esse tempo para ler livros.

Aí eu perguntei: você paga TV por Assinatura?

Sabe o que ele respondeu? SIM!

Faz sentido ficar pagando por um serviço que você simplesmente não usa, ou usa raramente? Não, não faz! Fique atento a esse tipo de coisa, porque é bem fácil desperdiçar dinheiro com isso.

Aproveite o Lembrete Financeiro 04 e faça uma mega revisão nas contas, cancelando aquilo que não for necessário.

 

Lembretes Financeiros 07 – Uso dos pontos de fidelidade do cartão

Muita gente simplesmente se esquece de utilizar os pontos de fidelidade do cartão de crédito. Elas deixam seus pontos expirarem e não aproveitam nenhum dos benefícios oferecidos, como descontos, troca por milhas aéreas, compra de produtos e tantas outras vantagens.

Se você não utiliza esses benefícios, está deixando dinheiro na mesa!

 

Lembretes Financeiros 08 – Atualizar o seu fluxo de caixa

Para finalizarmos a nossa lista com chave de ouro, lembre-se de manter o seu fluxo de caixa atualizado e procure fazer disso um hábito semanal ou até mesmo diário. Se você ainda não tem um fluxo de caixa, baixe a planilha de fluxo de caixa que preparei, clicando aqui.

 

Agora a “bola do jogo” está contigo! Coloque esses lembretes financeiros na sua agenda e garanta a execução de cada um deles. Acredite! Ao longo do ano você vai poupar muito dinheiro graças a eles.

Sair da versão mobile