Ícone do site Leticia Camargo

Vale a pena se unir para prestar contas ao Leão?

Vale a pena se unir para prestar contas ao Leão?

Vale a pena se unir para prestar contas ao Leão?

Em algumas situações pode ser válido efetuar a declaração de imposto de renda separadamente e em outras o casal pode ter um benefício maior de prestar contas ao Leão em conjunto.

Leticia Camargo foi entrevistada pelo Valor Econômico para a matéria “Vale a pena se unir para prestar contas ao leão?” e deu sua contribuição.

Para ela, em regra geral, quando o casal recebe aluguéis de bens comuns, pode ser mais interessante do ponto de vista financeiro efetuar a declaração em separado. Desta forma, cada um poderá declarar 50% do valor dos aluguéis e acabar ficando enquadrado em uma alíquota menor do que se o total destes aluguéis fosse declarado em apenas uma das declarações.

Além disso, o limite de isenção para o pagamento de imposto poderá ser utilizado por ambos, minimizando os impostos a pagar.

Mas, no caso de um dos cônjuges não possuir receitas tributáveis, a declaração em conjunto deve acabar sendo mais interessante.

Para saber o que é mais vantajoso, é melhor efetuar simulações das declarações em conjunto e separado e verificar em qual delas a restituição será maior ou o imposto a pagar será menor.

Veja aqui a reportagem na íntegra com estas e outras situações.

 

Sair da versão mobile