Ícone do site Leticia Camargo

Sustentabilidade e finanças pessoais: juntas e de mãos dadas

Sustentabilidade e finanças pessoais juntas e de mãos dadas

Sustentabilidade e finanças pessoais: será que elas têm algo em comum? Questiono isso, pois o lixo tem me incomodado cada vez mais. Por isso, tenho procurado viver de uma forma mais sustentável, com menos lixo e menos desperdícios. E como nosso assunto aqui é sobre finanças…

Começo essa análise resgatando aqui o conceito dos 5R’s da sustentabilidade: Recusar, Reduzir, Repensar, Reutilizar e Reciclar.

Agora pare e pense comigo: não seriam esses mesmos R’s totalmente apropriados para as finanças? Os resultados podem ser excelentes, sobretudo porque trazem mais consciência aos nossos atos do dia a dia.

Analisando mais a fundo, podemos perceber que a sustentabilidade pode nos ensinar lições valiosas com impacto imediato no nosso bolso. Pois é… a forma como lidamos com o descarte das coisas pode influenciar diretamente nas nossas finanças! Estou me referindo ao lixo, àquilo que é jogado fora.

Voltando à questão do lixo em si, em um texto que escrevi para a minha coluna no site da Lu Lacerda na semana passada questionei a ideia de se “jogar o lixo fora”. O planeta é um só, ainda não achamos um jeito de arremessar o nosso lixo para o espaço. Da mesma forma, infelizmente ainda não temos um Planeta B e, se continuarmos produzindo tanto lixo assim, daqui a pouco não teremos mais pra onde ir.

Conectando os pontos entre a sustentabilidade e o nosso bolso, é fácil entender que se você se preocupa com o que consome, evita desperdícios e busca sempre produzir menos lixo, estará não somente ajudando a salvar o planeta, mas também economizando dinheiro, já que adotará uma postura mais racional e consciente e fará melhores escolhas daqui pra frente.

Particularmente, como revelei no texto da coluna, é claro que eu não sou radical, mas, na medida do possível, procuro escolher embalagens menos poluentes, utilizar produtos recicláveis, separo o meu lixo e tal. Evito comprar coisas à toa, direciono o meu consumo para aquilo que realmente importa pra mim. Ou seja, tento viver de uma forma mais sustentável e minimalista.

Você já tinha feito essa conexão entre 5 R’s da sustentabilidade e finanças pessoais? Como você lida com o seu lixo? Existe um elo entre as duas coisas e o desperdício é a prova disso. Pense nisso, enriqueça e viva melhor.

Sair da versão mobile