Ícone do site Leticia Camargo

Saque do FGTS 2019

Com o anúncio da liberação do saque do FGTS 2019 com limite de até R$500,00, muitas pessoas ficaram desanimadas, pois já estavam contando com uma grana extra maior no segundo semestre do ano.

Como foi amplamente divulgado pela mídia, o Governo Federal anunciou nesta quarta (dia 24) a liberação do saque do FGTS em 2019, até o limite de 500 reais por conta. Os saques valem para contas ativas e inativas (do emprego atual ou dos anteriores).

Entretanto, muita gente ficou frustrada com o anúncio, pois não esperava um limite tão baixo. Em alguns casos, dependendo do custo e do tempo para ir a uma agência sacar, pode nem valer a pena se a intenção for a de conseguir um maior rendimento para esse recurso. Aliás, foi isso o que comentei com a colunista Giane Guerra, na entrevista que concedi ontem para o GaúchaZH.

Partindo para os cálculos, é bom lembrar que o dinheiro do FGTS rende atualmente 3% ao ano mais a TR (que atualmente está zerada). Além disso, ainda são distribuídos 50% dos juros recebidos pelo Fundo, o que no ano passado rendeu 1,72%, totalizando uma rentabilidade de 4,77% ao ano. Aliás, foi anunciado também que este percentual de distribuição passará a ser de 100% dos juros recebidos pelo Fundo!

De outro lado, apenas para efeitos de comparação, o Tesouro Selic líquido das taxas e impostos (para resgates em até 6 meses) está rendendo 4,83% ao ano.

Mas, é claro que eu aqui estou falando sobre sacar os recursos para conseguir uma melhor rentabilidade em outro tipo de investimento, porém, se a intenção for a de saldar alguma dívida, ou aliviar as contas do mês, o saque é super recomendável!

 

Mais detalhes sobre o saque do FGTS 2019…

Para quem tem conta poupança na Caixa Econômica Federal, há uma grande vantagem: não é preciso enfrentar filas, nem comparecer a uma agência para efetuar o saque, pois o depósito será feito automaticamente na conta do correntista. Caso você esteja nessa situação e não queria fazer o saque, deverá informar ao banco a sua opção.

O mês de início da liberação dos valores será setembro, sendo que a Caixa ainda deverá divulgar cronograma específico para a operação. Como das outras vezes, quem possuir cartão cidadão poderá fazer o saque nos caixas automáticos e saques de menos de R$ 100 poderão ser feitos em casas lotéricas (basta apresentar carteira de identidade e número do CPF).

 

Novidade adicional sobre o saque do FGTS 2019

Outra novidade apresentada pelo governo foi o saque aniversário… A partir do ano que vem, as pessoas poderão realizar saques anuais do FGTS, bastando comunicação prévia à Caixa (a regra vale a partir de outubro de 2019).

Porém, o benefício veio acompanhado de uma regra que pode desanimar muita gente que pensa em fazer uso do mesmo: a pessoa que optar pelos saques anuais não poderá fazer o saque total da conta em caso de demissão sem justa causa, embora nada tenha mudado quanto ao cálculo da multa de 40% devida pelo empregador.

Além disso, é muito importante frisar que a pessoa que optar por esta alternativa só poderá voltar à opção anterior, em que é possível efetuar o saque total, dois anos depois da primeira mudança.

O valor do saque anual será um percentual do saldo da conta do trabalhador e quem optar pelo saque anual terá três meses para retirar os recursos a partir de 2021, a contar do mês do seu aniversário (incluindo o próprio mês de aniversário na contagem). Os percentuais de saque permitidos nessa modalidade são:

E então, vai aproveitar o Saque do FGTS 2019? O que você pretende fazer com essa grana extra?

Sair da versão mobile