Ícone do site Leticia Camargo

Renúncia hoje ou renúncia no futuro?

Sacrifício hoje ou sacrifício no futuro

Das duas uma: ou você vai ter que fazer alguma renúncia hoje ou terá que fazer no futuro. Isso mesmo. Não tem jeito!

Como assim Leticia, do que você está falando? Estou falando sobre as finanças…

O ponto de partida é: dificilmente vamos conseguir trabalhar até o resto de nossas vidas e, além disso, é improvável que teremos uma aposentadoria do INSS ou do Regime Próprio que cubra todos os nossos gastos quando a aposentadoria chegar.

Assim sendo, se gastarmos tudo que ganhamos hoje, para ter uma vida abastada no presente, teremos que fazer uma renúncia no futuro, pois faltarão recursos para o nosso dia a dia.

De outro lado, se fizermos uma renúncia agora, não gastando tudo que ganhamos, poderemos ter uma vida mais tranquila no futuro.

Pensa comigo: em qual momento da sua vida você acredita que será mais fácil fazer essa renúncia? No presente, enquanto ainda estamos mais jovens, ou no futuro, quando estivermos mais idosos?

Mas, Leticia, por que você trouxe esse assunto? Pois é… Outro dia estava conversando com uns amigos sobre a época em que ainda éramos adolescentes. A gente alugava uma casa nas férias e íamos em bando. Cada um dormia onde podia, comíamos macarrão com salsinha ou miojo e estávamos felizes.

Mas, depois o tempo vai passando, vamos amadurecendo (rsrsrsrsss) e já não temos mais aquela disposição. Eu penso que, se for para ir para um lugar pior que a minha casa, nem vou. Quero algum conforto. Em outras palavras, já não me submeto mais a certas “roubadas”. Imagina, então, com 80 ou 90!

Quando eu estiver mais longeva pretendo ter uma vida tranquila e confortável, sem precisar me privar de certas coisas por causa de falta de grana. Então, o jeito é me privar agora de alguns prazeres para poder guardar recursos que serão usados no futuro.

E, quando levo em conta o poder dos juros sobre juros, percebo que vou poder usufruir, no futuro, muito mais do que deixei de fazer agora (considerando que os meus recursos estejam rendendo acima da inflação), pois estarei aumentando o meu poder de compra.

Leia esse texto sobre o impacto da inflação no poder de compra e  como ter tranquilidade na aposentadoria para saber mais sobre o assunto.

E então, tudo isso faz sentido para você? Você vem guardando e investindo recursos para o futuro? Ou você tem gasto tudo o que ganha agora no presente?

Sair da versão mobile