Ícone do site Leticia Camargo

Qual o melhor vencimento da NTN-B para a minha aposentadoria?

Qual o melhor vencimento da NTN-B para a minha aposentadoria

Qual o melhor vencimento da NTN-B para a minha aposentadoria

O leitor do site Letras & Lucros gostaria de saber qual seria o melhor vencimento para a NTN-B (Título do Tesouro Direto) que investe para sua aposentadoria. Ele atualmente possui papéis com vencimento em 2035, ocasião em que completará 50 anos e quer saber se deve comprar NTN-Bs com vencimento mais curto, como a de 2024, por exemplo.

Contribuí para a reportagem ressaltando que se o objetivo é a aposentadoria, o mais indicado é que o vencimento dos títulos seja o mais próximo possível da data em que o leitor pretende parar de trabalhar. Pois desta forma, ele não correrá o risco de mercado e evitará a volatilidade das taxas de juros. Quando o papel é levado até o vencimento, os juros que serão recebidos no vencimento serão aqueles acordados na compra do papel, independente da taxa de juros que estiver vigorando na época.

Aplicando em uma NTN-B de prazo mais curto, a de 2024, por exemplo, no vencimento o leitor não deverá conseguir reaplicar seu dinheiro com taxas de juros nos níveis atuais, pois a perspectiva é de que as taxas de juros sejam mais baixas no longo prazo.

Neste caso, possivelmente a NTN-B com vencimento em 2050 poderia ser a mais indicada, já que nesta data o leitor estará completando 65 anos, e esta é a idade mais provável para sua aposentadoria.

Veja aqui a matéria na integra:

http://letraselucros.com/caso.asp?id=552

Sair da versão mobile