Ícone do site Leticia Camargo

Promoção Black Friday x Planejamento de Gastos

Promoção Black Friday x Planejamento de Gastos

Sim! Vamos falar de promoção na black friday e também de planejamento de gastos… E eu já começo com uma pergunta: você é do tipo que gosta de alguma coisa e compra logo por impulso ou prefere planejar bem os seus gastos?

Pois é… A Black Friday está chegando e muita promoção vem por aí. A festa do consumo está em vias de começar! É nesse período que o marketing nos inunda com ofertas e gatilhos para comprarmos tudo que vemos pela frente.

Mas eu tenho uma sugestão a fazer: que tal aproveitar esses dias que ainda temos antes dessa data para planejar seus gastos? Temos uma oportunidade aqui, se você estiver lendo esse texto nos dias que antecedem o frenesi das vendas…

Para início de conversa verifique se tem algo que você realmente precisa e já vá pesquisando os preços com bastante antecedência. Faça uma lista com as suas necessidades ou até com os seus desejos.

Inclusive, existem alguns sites de comparação de preços que mostram o histórico antigo dos preços. Afinal, o mínimo que se espera é não ser enganado comprando algo com promoções do tipo: “tudo pela metade do dobro do preço”. Pesquisar em sites de comparação facilitará esse processo para saber se o que você deseja comprar está com preço baixo mesmo ou se é só papo de vendedor.

Depois, faça as contas e veja se cada item cabe no seu orçamento. Coube e o desconto está bom? Então compre e seja feliz.

Essa lista será importante para que você não acabe enfiando o pé na jaca e saia comprando tudo o que vê pela frente. Atenha-se à lista! Isso é muito importante. Ela servirá como uma espécie de escudo para te defender das armadilhas do marketing que estão por todos os lados nessa época do ano. Se quiser saber mais, recomendo que leia aqui esse artigo em que explico sobre a lista!

A regra de ouro aqui é: não vá comprar qualquer coisa, sem nenhum planejamento de gastos, só porque está na promoção! Até porque, como já sabemos bem, todo o cuidado é pouco para não cairmos em tentação.

Não deu para comprar tudo? Ok! Tudo bem! Fica para depois! Como expliquei nesse outro artigo de alguns anos atrás sobre a Black Friday: se você estiver com o orçamento apertado, NÃO compre nada, simples assim! Black Friday tem todo ano e você pode se planejar para a próxima. Desta forma, não vai fazer um rombo no seu bolso e terminar se endividando sem necessidade!

Eu tenho me tornado cada vez mais minimalista e sempre me questiono antes de fazer alguma compra para me certificar se aquilo é importante mesmo para mim. Não me privo de nada do que eu realmente necessite e claro que algumas vezes também me dou ao luxo de satisfazer alguns desejos. Porém, procuro me planejar e pesquisar bastante para encontrar as melhores oportunidades.

O que procuro passar aqui não é a privação e sim o planejamento para fazer tudo aquilo que lhe é importante. E tem mais… Outra coisa que sempre procuro passar para os meus clientes é que eles podem fazer tudo aquilo que quiserem, mas não precisa ser tudo ao mesmo tempo. Organizando e definindo as prioridades, é possível ir aos poucos atingindo cada um dos seus objetivos, realizando os sonhos um a um.

Leia também este artigo que publiquei na minha coluna “Seu Dinheiro” no site da Lu Lacerda sobre a Black Friday!

E então… Planejamento de gastos concluído? Se o dever de casa tiver sido feito, só me resta desejar uma coisa: faça as melhores escolhas e seja feliz!

Sair da versão mobile