Ícone do site Leticia Camargo

Previdência Social: que medidas você vem tomando em relação à sua aposentadoria?

Segundo previsões divulgadas há alguns meses pelo governo, a Previdência Social deverá terminar este ano com um déficit de 149 bilhões de reais. Para os próximos anos, se nenhuma medida for tomada, este rombo só tende a se agravar.

Desta forma, o Ministério da Fazenda, por meio de seu ministro Henrique Meireles vem defendendo uma reforma na previdência social a fim de procurar evitar a falência deste sistema. Esta situação levou o presidente Temer a dizer recentemente que “daqui a seis, sete anos, quando eu, aposentado, for ao governo para receber o meu cartão, o governo não terá dinheiro para pagar”.

Deixando de lado nossos interesses pessoais, o que está cada vez mais claro é que urge uma reforma no sistema, senão nenhum brasileiro saberá ao certo se conseguirá se aposentar, quando isso irá ocorrer e se o governo terá recursos suficientes para lhe pagar no futuro. Eu já tinha comentado sobre a reforma da previdência em um texto em outubro de 2012, alertando para a importância de uma reserva complementar ao INSS para manter o padrão de vida na aposentadoria. Naquela época, eu já havia alertado sobre uma possível reforma da previdência social.

Diante deste cenário, uma coisa é certa, em se concretizando a reforma, ficará mais difícil poder contar apenas com a aposentadoria, pois as condições ficarão menos favoráveis aos aposentados… Sendo assim, devemos começar o quanto antes a planejar nossa aposentadoria, para poder usufruir de maior tranquilidade financeira no futuro.

Veja aqui neste texto que explica a importância de poupar para a aposentadoria.

Se você concorda com esta premissa, as informações a seguir podem ser muito úteis…

 

Previdência: tempo é dinheiro

Você já deve ter escutado que: o quanto antes começar a poupar e investir seu dinheiro, melhor será no futuro, quando você decidir que é hora de “pendurar as chuteiras” e parar de trabalhar. Em outras palavras, quanto mais recursos você acumular ao longo da vida, maior será a chance de ter uma aposentadoria tranquila.

Quem começa mais cedo, larga na frente e poderá colher frutos promissores no futuro, pois terá o poder dos juros sobre juros à seu favor. Porém, quem não o faz, acaba deixando as preocupações com a aposentadoria para a última hora, reduzindo assim a sua margem de atuação.

Nesse sentido, uma pessoa que começa a planejar a sua aposentadoria e à economizar com 20 anos de idade, poderá poupar menos mensalmente e menor será o seu esforço de contribuição para essa poupança e, desse modo, não precisará economizar tanto quanto uma pessoa que só iniciou este processo quando já estava na casa dos 40 anos de idade.

A questão do tempo é realmente preponderante, conforme matéria publicada pela Folha de São Paulo em que fui entrevistada. Se você quiser saber mais sobre o assunto, sugiro que acesse esta matéria, clicando no botão a seguir:

Se preferir, clique no botão abaixo e faça o download do PDF:

 

 

Reserva de aposentadoria por meio de Previdência Privada

Se você optar por investir em um plano de previdência privada, é muito importante que fique atento a dois tipos de taxa, cuja cobrança pode ter grande impacto em seus rendimentos:

 

Reserva de aposentadoria por meio de uma carteira de investimentos diversificada

Uma outra opção é você montar uma carteira de investimentos diversificada para a sua reserva de aposentadoria.

Veja aqui este texto que vai lhe explicar tudo sobre como montar uma carteira de investimentos diversificada.

Neste caso, seria bom contar com ajuda de um planejador financeiro de sua confiança para lhe ajudar nesta empreitada.

Por fim, esteja atento a tudo isso e planeje bem a sua aposentadoria. Procure não depender apenas da Previdência Social. Faça as suas economias, garanta a sua reserva, e bons investimentos!

Sair da versão mobile