Ícone do site Leticia Camargo

O que é a malha fina da Receita, afinal?

Malha fina

Com certeza você já deve ter ouvido falar da famigerada malha fina! Pois é… É ela que assusta tantos contribuintes na época da declaração anual do imposto de renda. E esse foi o assunto do artigo que escrevi para o site da Lu Lacerda há algumas semanas.

Para desmistificar tudo sobre o tema, vamos falar dela: a malha fina!

 

O que é a malha fina?

A Receita Federal possui um filtro que faz uma conferência automática para procurar divergências de informações nos dados enviados pelos contribuintes em suas declarações anuais de imposto de renda.

Essas informações são comparadas com aquelas que o Leão recebe de outras fontes que também são obrigadas a enviar informações para ele. Dentre essas fontes, estão: as empresas, as instituições financeiras, os planos de saúde, as imobiliárias etc.

Quando, por meio desse filtro automático, são encontradas essas divergências, a declaração vai para uma análise mais aprimorada, chamada de malha fina.

 

Por que não é bom cair na malha fina?

A grande questão é que você não recebe a sua restituição enquanto a sua declaração está presa na malha fina, e pode ter que pagar multa se for intimado pela Receita pelo erro nas informações enviadas ou pela falta de pagamento de algum imposto.

 

Como resolver isso?

Então, quando isso acontece, você precisa resolver suas pendências com a Receita e sua declaração fica retida até que essa divergência seja resolvida. Portanto, o quanto antes você conseguir resolver tudo, melhor!

A primeira coisa que você deve fazer é verificar lá no eCAC se a sua declaração foi processada corretamente ou se ficou presa na malha fina!

Durante muitos anos, esse processo demorava muito tempo, mas agora, um dia depois do envio já é possível acessar o eCAC e verificar como está o status da sua declaração: se processada, em fila de restituição ou com pendências (ou seja, presa na malha).

Para descobrir como está o status da sua declaração é bem fácil. Segue o passo a passo:

  1. Entre no eCAC (agora o acesso pode ser efetuado utilizando o Gov.br)
  2. Vá no menu Meu Imposto de Renda (extrato da DIRF)
  3. No menu Processamento, clique em Extrato de Processamento
  4. Escolha o ano que você quer analisar
  5. Olhe o seu Status em Situação de Declaração

Quando a Receita encontra alguma pendência, é porque houve divergências entre o que foi informado por você e pela outra fonte.

Então, você precisa identificar em “Pendências da Declaração” onde está essa divergência encontrada pela Receita e enviar uma declaração retificadora depois de ter ajustado o erro. Ou então, se estiver tudo correto, será preciso enviar os documentos que comprovem as informações declaradas.

Assim que as pendências forem resolvidas e a declaração retificadora for processada, sua declaração sairá da malha fina.

 

Quer saber mais sobre esse assunto? Leia esse outro artigo que já escrevi aqui no site: Como saber se a declaração do IR caiu na malha fina

 

E aqui vai uma informação essencial: todo esse processo listado acima só é possível de ser efetuado antes do recebimento da intimação. E, sendo assim, minha sugestão é que você não deixe essa etapa de olhar o status da sua declaração para depois, pois essa procrastinação pode te causar muito mais aborrecimentos e despesas!

Fique atento e fuja da malha fina! Espero ter ajudado!

Sair da versão mobile