Ícone do site Leticia Camargo

O equilíbrio entre o hoje e o amanhã

A vida nos exige uma crescente capacidade de manter o equilíbrio. Sacrificar o presente não é saudável, assim como não guardar nada para o futuro também não o é.

Em finanças, o segredo normalmente está em economizar um pouco todo mês, evitar os desperdícios, limitar os gastos supérfluos, eliminar as dívidas e investir as economias de modo adequado, pensando no longo prazo. A ideia central é que o presente pode garantir um futuro mais tranquilo, é nele que temos que plantar as sementes que desejamos colher no futuro.

 

Equilíbrio passa por controle e planejamento

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher. (Cora Coralina)

Ao controlarmos os nossos gastos e planejarmos o nosso futuro financeiro, podemos ir poupando aos poucos para conseguir alcançar os nossos sonhos. Repare que tudo isso é possível sem precisar se afogar em dívidas ou pagar juros elevados, que terminam cobrando um preço elevado pela nossa falta de disciplina.

Quando as pessoas fazem escolhas planejadas e conscientes tendem a adquirir produtos e serviços adequados aos seus objetivos de vida. Elas evitam os desperdícios e o endividamento, e procuram agir sempre em direção aos seus sonhos. Já parou para pensar nisso? Como você tem efetuado as suas escolhas?

O indivíduo que identifica seus objetivos e registra cada um deles, traçando um plano para alcançá-los, tem maior capacidade de focar no que importa, mantendo-se disciplinado ao longo de todo o processo.

Ao separar os objetivos conforme o horizonte de tempo para conquistá-los (objetivos de curto, médio e longo prazos), esta pessoa ainda poderá contar com a vantagem de poder selecionar o tipo de investimento mais apropriado aos seus planos, se mais conservadores, no caso dos objetivos de curto prazo ou se mais arriscados, para os de longo prazo.

 

Equilíbrio, aposentadoria e futuro

Quando uma pessoa pensa em sua aposentadoria, é importante que reflita sobre a saúde do seu bolso, ou seja, que perceba a importância de um planejamento financeiro. Desse modo, se ela consegue se planejar para a aposentadoria, terá noites mais tranquilas tanto no futuro, pois sabe que não dependerá de ninguém para pagar suas despesas, quanto no presente, já que enxerga que seuo futuro estará garantido!

Isso me lembra uma lição da minha avó… Ela costumava dizer que dinheiro não leva desaforo para casa, ou seja, que não devemos gastar nossos recursos em bobagens que não nos trarão benefícios duradouros, devemos usá-los de forma consciente para termos uma vida financeira saudável e equilibrada!

Tudo isso me remete a uma frase atribuída à Albert Einstein que diz: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”, E então… Que tal mudar de atitude para encontrar novos resultados? Organize suas finanças, seja mais disciplinado e tenha uma vida financeira mais leve!

Planeje-se e veja como é fácil manter o equilíbrio nas finanças.

Sair da versão mobile