Ícone do site Leticia Camargo

Momentos de transição levam ao Planejamento Financeiro

Momentos de transição trazem consigo desafios a serem superados, além de exigirem uma aguçada capacidade de adaptação às novas circunstâncias.

Alguns bons exemplos desses momentos de transição pelos quais costumamos passar são:

Descrevo abaixo cada um deles e gostaria que você refletisse se a sua vida caminha ao encontro de um desses momentos.

O casamento costuma ser um momento de transição de grande impacto na vida de qualquer um. Do ponto de vista financeiro, representa a reunião de muitos sonhos e objetivos, implicando em total rearranjo da forma como os cônjuges, individualmente, vinham lidando com as suas finanças até então.

Neste momento, o casal passa a se ver diante de uma nova realidade tendo de passar a dividir suas escolhas financeiras. E quando um é extremamente econômico e o outro gastão. O que fazer?

Nem sempre conversaram abertamente sobre as finanças da família e muitas vezes não conhecem as características de cada um para lidar com as finanças. Devido à falta de diálogo, costumam surgir muito estresse e discussões.

Por outro lado, há aqueles que se divorciaram e se vêem diante do impacto que a divisão de bens pode exercer em suas vidas. E, outros, que nunca tinham cuidado de suas finanças, já que essa tarefa cabia ao ex-cônjuge, quando se vêem sozinhos, ficam perdidos sem nem saber por onde começar. Ainda mais quando o divórcio envolve filhos e algum trauma.

Algumas pessoas quando se aposentam ou quando a aposentadoria é iminente, vão começar a fazer as contas para saber se suas economias serão suficientes para o seu sustento daquele momento em diante. Algumas conseguem se aposentar pelo INSS, mas acabam percebendo que esta renda mensal será muito pequena e não conseguirá dar conta de todas as suas necessidades.

Muitos que estão em vias de se aposentar, acabam deixando para se preparar no último instante. E aí, têm que correr atrás do prejuízo para conseguir juntar o patrimônio necessário para complementar o seu sustento.

O tempo é curto e parece que já não há mais tempo para organizar sua vida financeira para o momento em que for parar de trabalhar.

Muitas vezes, quando as pessoas perdem entes queridos e deparam-se com o recebimento de uma herança significativa, acabam não tendo o conhecimento suficiente para lidar com esse montante repentino.

Alguns acabam perdendo tudo, justamente por conta da inaptidão para lidar com tais ativos. Outros, deixam-se influenciar por familiares e amigos que buscam se aproveitar das circunstâncias para extrair o máximo de benefício individual possível, sem se preocupar com o futuro do herdeiro.

Atualmente, a crise financeira tem sido um importante motivador para que muitas pessoas preocupem-se com suas finanças, já que estão na iminência da perda do emprego, do desequilíbrio financeiro e do endividamento. Elas estão sentindo e sofrendo, de modo antecipado, os efeitos de um eventual momento de transição.

Os que já estão desempregados se veem na necessidade de rever a vida financeira por completo, para poderem reconfigurar o modo como lidam com o dinheiro.

Muitos casais que acabaram de ter um filho, passam a se preocupar mais com suas finanças querendo programar a educação daquela criança.

Este costuma ser o maior objetivo destes novos pais, que independentemente da classe social ou da renda que percebem, querem garantir o futuro de seus filhos.

Com a chegada de mais um ente para a família, muitas coisas se modificam: os níveis de gastos e as responsabilidades aumentam vertiginosamente.

Por fim, não poderia deixar de citar os endividados, pessoas que passam por algum tipo de aperto financeiro e precisam rever a sua situação financeira.

Na maioria dos casos, o endividamento leva a problemas no trabalho e na saúde, além de levar a brigas no casamento.

Pessoas que estão endividadas, muitas vezes entram em depressão e passam a ter uma baixa auto-estima. O que dificulta mais ainda a situação.

Se você está passando por algum destes momentos de transição, sugiro fortemente que considere o Planejamento Financeiro como um forte aliado para te ajudar a sair mais forte desta situação.

 

Momentos de Transição e a palestra de Susan Bradley

Na semana passada, tive a oportunidade de assistir à palestra da Planejadora Financeira americana Susan Bradley, durante o Congresso IBCPF de Planejamento Financeiro e isso me inspirou a escrever este artigo. Susan é fundadora da empresa Sudden Money e explicou que grande parte dos seus clientes a contratam quando passam por momentos de transição em suas vidas.

Bradley disse que carrega em sua lapela um bottom de uma borboleta como uma forma de chamar a atenção das pessoas e começar uma conversa sobre a mudança em suas vidas, reforçando como o planejamento financeiro teria uma grande importância neste momento de transição.

Você já parou para pensar na transformação que uma borboleta, antes uma lagarta, sofre dentro do casulo? A mudança é tão radical que o nome técnico da transformação é metamorfose.

Outro ponto abordado na palestra foi a oportunidade que pode ser encontrada durante a ordenação das ideias e pensamentos, ocasionada depois da desordem de um momento de caos. Pode haver uma grande mudança em nossas vidas e essa mudança pode vir para o bem.

Foi aí que ela mostrou como um Planejador Financeiro pode ajudar o cliente a se organizar financeiramente, tornando-se um facilitador neste momento de transição.

Parei para pensar nos meus clientes e percebi que a grande maioria também me procurou quando estava passando por um momento de transição: ou, eles tinham se aposentado e queriam saber como viveriam com suas economias daquele momento em diante; ou tinham recebido uma herança e gostariam de cuidar da melhor maneira deste novo patrimônio; ou tinham acabado de se divorciar e agora precisavam de uma ajuda financeira profissional; ou tinham acabado de ter um filho e gostariam de programar a educação daquela criança; ou ainda, estavam endividados, passando por um aperto e gostariam de rever sua situação financeira.

Esses momentos nos forçam a sair da zona de conforto e modificam a forma como vínhamos encarando a vida até aquele instante. E isso nos leva a querer uma ajuda profissional.

 

Considerações finais

O Slogan do IBCPF, que é o Instituto que certifica os profissionais financeiros é:

O Planejamento Financeiro transforma a vida das pessoas”.

Um bom planejador financeiro pode colocar o seu patrimônio para trabalhar a seu favor, por meio dos juros sobre juros, te ajudar a pagar menos imposto, a estar exposto a menos riscos, além de orientar melhor para a sucessão. Este profissional conta com expertise que pode lhe ajudar a encontrar as melhores soluções financeiras, seja para investir, obtendo melhores retornos com menos risco, ou até para te ajudar a sair das dívidas.

Se você está passando por algum dos momentos de transição que citei anteriormente, entre em contato comigo, clicando aqui. Descubra como o processo de Planejamento Financeiro pode mudar a sua vida também!

Sair da versão mobile