Ícone do site Leticia Camargo

Juros do cartão de crédito

Os juros do cartão de crédito chegaram a 439,5% ao ano, segundo o Banco Central! Sim, é exatamente isso. Este é um recorde que acende a luz vermelha para o uso indiscriminado desta forma de pagamento e traz à tona a necessidade urgente de utilizá-lo de modo mais consciente e planejado.

Devido às grandes dificuldades que muitos brasileiros têm se encontrado ultimamente devido à crise, fui entrevistada pelo Jornal Brasil Econômico, do Portal IG, para dar algumas dicas essenciais para que as pessoas não caiam na armadilha das altas taxas de juros dos cartões.

Para acessar a matéria citada, clique no botão a seguir:

 

Dicas para não ter problemas com os juros do cartão de crédito

A seguir, apresento 4 dicas que podem fazer a diferença na sua vida quanto ao problema dos elevados juros do cartão de crédito…

Quanto mais cartões você tem, maiores as tentações de usá-los. Pra quê tantos cartões? Só se for pra se enrolar cada vez mais com eles….

Você deve se esforçar ao máximo para reduzir a quantidade de cartões a um ou dois e não mais do que isso.

Foi comprovado por meio de experimentos que sentimos menos a dor do pagamento (assunto que tratei em outro artigo, veja aqui), ou seja, a sensação negativa de ter que pagar por um bem ou serviço quando o fazemos com o cartão de crédito do que quando pagamos com dinheiro em espécie. Isto acaba impulsionando mais ainda o consumo desenfreado. Neste caso, menos é mais!

Qual é o limite do seu cartão de crédito. Quanto ele representa da sua renda, em termos percentuais? Quanto você tem utilizado, em média, deste limite?

O ideal é que o limite não ultrapasse 30 por cento da sua renda. Se você tem dois cartões, a soma dos limites não deve ultrapassar os 30% que citei. Se for preciso, solicite à sua administradora que diminua o seu limite para se enquadrar na sua realidade. Este simples ato vai lhe ajudar a manter os custos sob controle.

Bastam alguns dias de atraso ou esquecimento para que você perca dinheiro e entre na cilada dos juros do cartão de crédito. Preste bastante atenção aos prazos, datas ou vencimentos. Tenha o hábito de conferir a fatura e verificar os lançamentos. Esteja atento a qualquer cobrança indevida e ligue para a administradora, caso verifique algo estranho.

Outra prática que aumenta a consciência e reduz as chances de descontrole quanto às datas é a escolha adequada do dia do vencimento. Se a data do vencimento for muito distante da data em que você recebe o seu salário, por exemplo, é possível que você não tenha mais saldo até lá ou que se esqueça do pagamento. Assim sendo, a data de vencimento do cartão deve estar alinhada à data de recebimento do salário ou de outras receitas.

Você deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance para conseguir pagar a fatura total do cartão em dia, mas se algum imprevisto ocorrer e isso se tornar impossível, evite o crédito rotativo ou o pagamento pelo valor mínimo. Procure efetuar o parcelamento do débito do seu cartão ou negocie um empréstimo pessoal – ou, melhor ainda, um consignado – para quitar a fatura, o que costuma ser bem mais vantajoso em termos de taxas de juros.

 

Três bons motivos para você continuar usando o cartão de crédito

Que os juros estão estratosféricos ninguém pode negar, mas existem três excelentes motivos a favor do uso do cartão de crédito. Se bem explorados, estes pontos ajudam mais do que atrapalham. Você sabe quais são eles? Vamos lá…

O cartão de crédito é um ótimo instrumento para você comprar a crédito, já que, se a compra for realizada no momento certo, você poderá usufruir de um prazo de até 40 dias para pagar, sem adição de juros. Este é um excelente benefício nas mãos de quem sabe aproveitá-lo.

O cartão de crédito aumenta a segurança para o consumidor, porque evita que as pessoas tenham que circular com muito dinheiro no bolso. Isto reduz as chances de perda em roubos e furtos, além de diminuir a probabilidade de nos transformarmos em alvo fácil para bandidos ao sairmos de um caixa eletrônico para sacar dinheiro, por exemplo.

Um dos bons motivos de se usar o cartão de crédito é poder usufruir dos benefícios dos programas de milhagens. Se bem utilizados, podem oferecer passagens, hotéis e vários bens em troca destes pontos.

Minha sugestão é que, se você mantiver suas finanças bem controladas e planejadas, aproveite os benefícios dos cartões de crédito e as facilidades que eles oferecem. Mas, se organizar as contas não for o seu forte: fuja dele! Você pode acabar se enrolando em uma bola de neve.

Os elevados juros do cartão de crédito podem se apresentar como vilões, mas, como vimos, existem meios de prevenir o problema ou mesmo remediá-lo. A decisão é sua, somente sua!

 

Sair da versão mobile