Ícone do site Leticia Camargo

Indicadores Financeiros

Quais são as chances de um avião, cujo piloto está trabalhando de olhos vendados, conseguir chegar ao seu destino em segurança?

Esta situação se assemelha à de muitos empreendedores, que conduzem seus respectivos negócios sem muita noção do que estão fazendo do ponto de vista financeiro. Eles conduzem (se é que se pode chamar isso de “condução”) suas empresas às cegas, sem saber se estão tendo lucro em suas operações e se estão no caminho certo. Trabalhar deste modo pode colocar o futuro da organização em cheque.

Recentemente, escrevi um artigo sobre esse assunto para a Revista Expansão &Negócios GSPP e pude falar sobre alguns desses indicadores financeiros (clique aqui para ler o artigo completo)…

 

Indicadores Financeiros

Antes de partir para os indicadores financeiros em si, é muito importante reforçar a ideia de que toda atividade empresarial tem riscos, algumas vezes bastante elevados, com chances de perda de todo o capital investido.

Desta forma, faria sentido uma pessoa investir o seu dinheiro e tempo em algo tão arriscado se ela tivesse condições de obter um retorno igual ou melhor sem nenhum risco e com esforço zero?

Para dar um exemplo prático, basta pensar que os sócios da empresa poderiam aplicar seu dinheiro em títulos públicos, ao invés de investir tempo e capital no negócio que, como já citei, costuma ser carregado de riscos bem maiores.

Assim sendo, só faz sentido investir em uma empresa se o retorno esperado (ou a expectativa de retorno futuro) for melhor do que o retorno que se obteria investindo-se o mesmo valor em investimentos mais conservadores e com menos riscos.

Toda esta reflexão faz surgir, de imediato, a necessidade de se dominar alguns indicadores financeiros básicos como a margem de lucro, o payback, e o retorno sobre o investimento.

Ainda sobre os indicadores financeiros, a margem de lucro líquida, que revela o percentual de lucro que a empresa tem sobre o seu faturamento, ou seja, o que sobra de dinheiro após ela pagar todos os custos, sejam eles fixos ou variáveis, diretos ou indiretos. Esta margem é importante pois ela que indicará o quanto de receita que irá realmente para o bolso do empreendedor, depois de todas as contas pagas.

Já presenciei situações em que o empresário enchia os olhos com o tamanho de suas receitas e começava a gastar em suas contas pessoais como se não tivesse despesas a pagar na empresa, como se a receita fosse se traduzir toda em lucro.

 

Indicadores Financeiros: onde encontrá-los?

Onde encontrar os principais indicadores financeiros de uma empresa?

É recomendável que toda organização possua um DRE, um Demonstrativo de Resultados do Exercício, onde serão imputadas as entradas e saídas do negócio e que revelará diversos indicadores de altíssima relevância, como a evolução das receitas e depesas, o Custo da Mercadoria Vendida (CMV), a margem líquida, o lucro líquido, dentre outros. E, fazendo alguns outros cálculos financeiros tendo como base esse demonstrativo, ainda será possível calcular o Payback e o retorno do investimento.

Todos esses indicadores financeiros permitem uma análise mais profunda sobre a viabilidade do negócio e servem para guiar os gestores na hora de tomar decisões sobre o futuro do negócio.

 

Indicadores Financeiros: bônus

Fui convidada para palestrar na Expo Franchising do Rio de Janeiro sobre os “Aspectos Financeiros do Franshising”. No evento expliquei, do ponto de vista dos candidatos a franqueados, quais os pontos financeiros que devem ser analisados ao escolher uma franquia e, depois de adquirida, quais os números que devem ser controlados no dia-a-dia da empresa. Segue abaixo o PDF da apresentação.

Sair da versão mobile