Ícone do site Leticia Camargo

Financiamento Imobiliário: 180 dias de carência. Vale a pena?

Com a finalidade de estimular a economia em tempos de crise, a Caixa Econômica Federal lançou um pacote de medidas para estimular o mercado imobiliário. A ideia é preservar negócios e empregos nesse momento, oferecendo melhores condições no financiamento imobiliário tanto para pessoas físicas, quanto para empresas.

Dentre as muitas ações apresentadas pela Caixa, a que mais chamou a minha atenção foi a carência de 180 meses para pagar, quando se tratar de financiamento para compra de imóvel novo.

Diante dessa oferta, surgem algumas perguntas: será que é realmente uma vantagem, um benefício? As pessoas devem tomar esse risco da compra de um imóvel por meio de financiamento nesse momento de pandemia?

Foi exatamente sobre isso que eu falei no programa Acerto de Contas, da Radio Gaúcha. Clique aqui para ler o artigo ou escute um trecho do programa a seguir:

https://www.leticiacamargo.com.br/wp-content/uploads/2020/04/FINANCIAMENTO-IMOBILIÁRIO-ACERTO-DE-CONTAS.mp3?_=1

 

Embora seja inegável que esses 180 dias darão fôlego para que as pessoas atravessem esse momento de colapso, também é igualmente inegável que ainda não temos clareza sobre o que está por vir, nem do tempo de duração desse período. Consequentemente, para um grande número de pessoas, não há como ter certeza a respeito da sua situação financeira pessoal e familiar no pós pandemia.

Talvez, se o indivíduo for servidor público, tiver estabilidade no emprego e tiver uma renda folgada para dar esse passo, pode realmente ser um excelente momento para contratar um financiamento imobiliário. Digo isso porque ele teria uma folga no orçamento dentro desses 180 dias, e dada a pouca incerteza quanto às suas receitas futuras, provavelmente não terá problemas em pagar suas parcelas do financiamento daí pra frente.

Além disso, pessoas nessas condições ainda podem contar com a vantagem de poder comprar a preços reduzidos, já que a tendência é de queda nos valores de mercado dos imóveis. Há muita oferta de imóveis e pouquíssima demanda no momento. Abrindo um espaço para boas negociações.

Além do servidor público com trabalho estável, outro grupo que poderia ter interesse seria o de pessoas que trabalham em setores específicos que estão crescendo neste período de pandemia.

Porém, essa situação está longe de ser a realidade da grande maioria. Tem muita gente com emprego em risco e muitas empresas com chances reais de fechar as portas ou de ter que passar por um período de reestruturação nada fácil, incluindo demissões e redução de custos.

Como se não bastasse, não sabemos como a economia vai se comportar depois da crise. Não sabemos quanto tempo será necessário para uma recuperação dos mercados, nem se os mesmos níveis de faturamento serão atingidos novamente. De fato, muitos mercados podem mesmo deixar de existir ou sofrer grandes transformações.

De um modo mais simplificado, a minha sugestão é: é válido entrar nessa se você tem estabilidade ou se o seu mercado está equilibrado ou decolando com a crise. Se este não for o seu caso, talvez o melhor a fazer seja esperar mais um pouco para ter maior clareza quanto ao que está por vir nos próximos meses.

Há muita incerteza quanto ao futuro e um financiamento imobiliário agora, de longo prazo, pode não ser uma boa ideia, dependendo de como você está sendo atingido pela crise. Um investimento desses, precisa ser bem planejado e pensado, ainda que a oferta seja sem precedentes.

A seguir, transcrevo as medidas anunciadas pela Caixa para o Financiamento Imobiliário:

– Ações para Pessoas Físicas:

Ações para Empresas:

Também dei entrevista sobre financiamento imobiliário para a RBS TV, afiliada da Rede Globo. Clique para assistir agora.

Sair da versão mobile