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Estratégias para angariar fundos para creches comunitárias

Estratégias para angariar fundos para creches comunitárias

Estratégias para angariar fundos para creches comunitárias

É sabido que nosso país precisa de mais investimentos em educação para que tenha maior capacidade para crescer e se desenvolver. E um dos setores mais importantes é a educação infantil, pois é onde tudo começa. Quanto antes vierem os estímulos para o aprendizado, mais chances a criança terá de se tornar um adulto mais bem preparado. É o que pensa o prêmio Nobel de economia James Heckman, autor de um importante estudo sobre educação infantil e seus impactos no indivíduo e na sociedade.

No Brasil, um grande problema que as creches e as pré-escolas das comunidades carentes enfrentam é a dificuldade em formar e motivar suas educadoras, que muitas vezes são remuneradas com valores abaixo dos praticados pela rede pública de ensino. Desta forma, o Instituto Stimulus, que é uma associação privada e sem fins lucrativos, foi pensado tendo como um de seus objetivos dar apoio a projetos sócio-educacionais em comunidades carentes.

Dentre as suas atividades, o Programa de Aperfeiçoamento de Educadoras de Creches Comunitárias (PAECC) é um projeto que visa melhorar a qualidade do atendimento infantil por meio do aperfeiçoamento profissional das educadoras.

Neste contexto, a Prof. Leticia Camargo foi convidada para ministrar a palestra “Como vão as finanças? Estratégias e recursos para angariar fundos para creches comunitárias”. Os temas tratados foram a Educação Financeira, mostrando conceitos importantes para a organização das finanças nas creches comunitárias e as melhores formas de angariar recursos para as mesmas.

Os tópicos apresentados na primeira parte da palestra foram a importância do planejamento financeiro, por meio de controles de fluxo de caixa e do capital de giro, além do consumo consciente de forma a atingir o equilíbrio financeiro da instituição.

Em um segundo momento, foram mostradas estratégias para angariar fundos, focando no planejamento de um projeto, na documentação e no feedback. Foi mostrado que é necessário começar pela criação de um grupo de trabalho, com a eleição de um representante, depois, definir do uso dos recursos, metas de valores a serem arrecados e as estratégias e custos para isso. Tudo devendo sempre ser devidamente documentado.

Por último, foram apresentados os passos seguintes, que são organizar uma lista de lugares e pessoas a serem visitadas, arrecadar o montante desejado e depois anotar os contatos e valores das doações/contribuições para depois agradecerem e darem um feedback sobre o andamento do projeto a cada um que contribuiu para o mesmo.

O encontro foi muito proveitoso e todas as educadoras saíram de lá com a missão de preparar o primeiro projeto para angariar os recursos para uma pequena necessidade de sua creche.

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