Leticia Camargo

Educação Financeira é para todos!

Falando de educação financeira, já se vão mais de 10 anos auxiliando as famílias com as suas finanças!

Nesse tempo, pude participar de inúmeras ações voluntárias, dando palestras ou fazendo atendimento individualizado com pessoas em vulnerabilidade financeira. E ainda levo muita informação sobre educação financeira por aqui pelo site, e pelas mídias sociais para os mais variados perfis de pessoas.

Em todos os casos, tanto para os meus clientes e alunos, quanto nessas ações voluntárias, pude observar o quanto que a educação financeira é importante.

Todas as pessoas que têm a oportunidade de aprender a lidar melhor com as suas finanças são impactadas com isso. Isso acontece porque elas passam a fazer melhores escolhas, direcionam os seus recursos para o que mais importa e, na maioria das vezes, têm suas vidas transformadas com isso.

É uma pena que muitos de nós, adultos, não tivemos a oportunidade de aprender a cuidar das finanças em casa ou na escola. Muitos tiveram que aprender a duras penas com a vida. O custo é alto! Basta pensar nos aborrecimentos, dores de cabeça, dívidas impagáveis, crises financeiras, brigas matrimoniais e muitas outras coisas.E, para piorar, ainda tem aqueles que. nem depois de tantos anos vivendo na dureza, não aprenderam ainda.

Vários clientes e alunos já me falaram sobre como as suas vidas teriam sido muito mais fáceis se tivessem aprendido educação financeira desde pequenos. Poderiam ter errado muito menos ao cuidar do seu dinheiro e agora poderiam desfrutar de um presente mais tranquilo e de um futuro muito mais interessante.

E tem mais: não conheço ninguém que tenha tido a oportunidade de aprender uma pouco mais sobre finanças e que tenha se arrependido, ou que tenha achado que foi um tempo que se dedicou à toa. Isso não acontece, porque a vida muda bastante depois que se aprende ao menos o básico.

É uma pena que ainda existem pessoas que não entenderam ou são resistentes ao poder de transformação da educação, incluindo aí também a educação financeira. Todos devem ter direito à educação, e a educação financeira é essencial!

Se quiser começar por aqui, pelo site, indico algumas leituras essenciais. Segue a lista (é só clicar para acessar):

Posso afirmar, sim, que a educação financeira é para todos! E o quanto antes puderem aprender sobre o assunto, melhor! Não existe contraindicação e quanto mais cedo você dominar esse conhecimento, menos dor de cabeça terá.

Exit mobile version