Ícone do site Leticia Camargo

E agora, como fica o sonho da casa própria?

Ontem a Caixa Econômica voltou a divulgar novas regras que dificultarão ainda mais as condições para o crédito imobiliário a partir de 4 de maio. A pergunta que fica no ar a partir de agora é: como fica o sonho da casa própria? Terá que ser adiado? O que fazer?

O Banco anunciou uma diminuição do percentual a ser financiado para imóveis usados. Pelo Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) (imóveis acima de R$ 750 mil) a entrada que era de 30%, passa a ser de 60% do valor do imóvel, enquanto que para o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) este pagamento inicial sobe de 20% para 50% para quem optar pela modalidade de pagamento SAC.

Com estas mudanças, ficará muito mais difícil alcançar o sonho da casa própria, já que o esforço para conseguir juntar o valor da entrada será muito maior daqui em diante.

Em alguns casos, a venda de um terreno, o recebimento de uma herança ou bônus no trabalho podem até ajudar a minimizar este tempo de poupança, mas é certo que o empenho deverá ser grande.

Fui entrevistada pelo Jornal O Globo e dei a minha contribuição sobre estas novas regras que passam a valer já para o mês que vem.

Clique no botão abaixo para ler agora mesmo a matéria completa.

Sair da versão mobile