Ícone do site Leticia Camargo

Dólar turismo fica mais caro após alta do IOF

Dólar turismo fica mais caro após alta do IOF

Dólar turismo fica mais caro após alta do IOF

A subida do IOF para as transações com cartões pré-pagos, cheques de viagem e saques no exterior de 0,38% para 6,38% no apagar das luzes de 2013 fez com que houvesse um aumento de até quatro vezes na procura por câmbio em papel moeda e também no spread entre o dólar turismo e o comercial.

O Valor Econômico, em sua matéria de hoje, explicita que além da pressão maior pelo papel moeda, o manuseio das cédulas exige maiores custos e impõe maiores riscos às casas de câmbio. Este comportamento do dólar turismo, inclusive, já havia sido previsto por mim na matéria publicada em 30/12/2013.

 

 

O aumento da procura por papel moeda também está ocorrendo e as corretoras estão percebendo uma troca do cartão pré-pago pelas cédulas, conforme eu já esperava. Porém, o aumento do risco para o viajante pode acabar não compensando a economia no IOF.

Com o passar do tempo, as pessoas devem ficar mais conscientes disso. Inclusive, muitas corretoras comercializam o papel moeda com uma cotação entre 1% a 2% mais alta que para os cartões pré-pagos (devido aos maiores custos de manuseio e riscos), então a economia final ficará entre 4% a 5%.

Uma forma melhor de encarar esta diferença é como se este IOF maior no cartão pré-pago fosse uma espécie de seguro contra roubo. Não pagamos o seguro saúde de viagem, seguro do carro e até contra roubo de celular? Esta diferença também poderia ser vista desta forma: o preço da segurança.

Leia aqui a reportagem na íntegra:

Fonta da imagem: Valor Econômico.

Sair da versão mobile