Ícone do site Leticia Camargo

Devo sacar meu PGBL para pagar o intercâmbio da minha filha?

Devo sacar meu PGBL para pagar o intercâmbio da minha filha

Devo sacar meu PGBL para pagar o intercâmbio da minha filha

A leitora do site Letras & Lucros gostaria de saber se deveria sacar o seu PGBL para fazer frente aos gastos do intercâmbio de sua filha, mas está preocupada com o imposto que renda que terá que pagar ao efetuar o resgate.

Leticia Camargo foi entrevistada para responder à questão da leitora, e ressaltou que a primeira coisa a se fazer é verificar se a tributação da previdência é pelo regime regressivo ou progressivo.

Sendo pelo regime progressivo (que é o que parece pela informação da leitora), sempre haverá o adiantamento de 15% na fonte. E depois, no momento da declaração anual de IR, haverá o ajuste podendo haver um complemento ou devolução do que tiver sido pago a mais. Para o cálculo do imposto, este valor do resgate será somado aos demais recebimentos tributáveis do ano. Haverá isenção de imposto se o total não ultrapassar R$ 21.453,24.

Leticia frisou também a importância de a leitora procurar estimar todos os custos da viagem. Além do intercâmbio e da passagem, também haverá custos de alimentação, transporte e lazer, que deverão ser considerados.

Uma boa maneira de controlar isto tudo é por meio do cartão pré-pago, em que a mãe poderá verificar os gastos da filha e que inclusive dá a possibilidade de que ela vá carregando com a moeda aos poucos.

É importante lembrar que o cartão pré-pago tem o custo de 6,38% de IOF, assim como o cartão de crédito.

 

Resposta originalmente publicada no site Letras & Lucros.

 

 

Sair da versão mobile