Ícone do site Leticia Camargo

Como sacar o FGTS de sua conta inativa

Como sacar o FGTS de sua conta inativa

Como sacar o FGTS de sua conta inativa

Sabia que você pode sacar o FGTS se sua conta estiver pelo menos 3 anos sem depósitos?

O Fundo de Garantia por tempo de serviço (FGTS) é uma espécie de poupança compulsória formada por depósitos mensais efetuados pelas empresas em nome de seus empregados. O depósito é referente a 8% do salário do empregado e este valor não é descontado dos trabalhadores, é uma responsabilidade do empregador. Sua maior finalidade é garantir um amparo ao trabalhador em algumas situações especiais de perda de emprego ou doença grave, por exemplo.

Para saber o saldo de sua conta você pode utilizar o seu Cartão Cidadão ou entrar no site do FGTS e fazer a sua consulta aqui. Para quem tem conta corrente na Caixa, também é possível acessar o extrato de sua conta do FGTS pelo Internet Banking. Para saber mais informações sobre o seu FGTS, clique aqui.

Há algumas situações em que é possível resgatar este dinheiro, como na demissão sem justa causa, em casos de doença grave e na aposentadoria. Mas o que poucos sabem é que também é possível sacar o FGTS de sua conta quando ela está inativa, ou seja, quando ela permanecer por mais de 3 anos sem depósitos.

Neste caso, para sacar o FGTS, será necessário esperar 3 anos completos sem depósitos e o resgate poderá ser efetuado a partir da data do próximo aniversário do titular da conta.

Sair da versão mobile