Ícone do site Leticia Camargo

Como melhorar o uso dos seus recursos?

Muita gente vive dizendo que precisa ganhar mais para melhorar de vida, mas muitas dessas pessoas simplesmente não se atentam para o fato de que elas podem melhorar de vida apenas aprendendo a utilizar melhor os recursos que já possuem.

Na grande maioria dos casos, há espaço para melhorias que, ainda que aparentemente pequenas e isoladas, podem gerar um resultado incrível no médio e longo prazos.

Mas Leticia… Como isso é possível? Como posso melhorar o uso dos meus recursos?

Sim! É possível economizar melhorando o uso dos seus recursos atuais. Mas não pense que isso é uma tarefa fácil, pois exige esforço, disciplina e mente aberta. Aliás, esse também foi o tema do meu artigo para a Revista Em Condomínios desse mês, clique aqui para ler o texto.

Vamos a algumas dicas…

 

Cozinha e Alimentação

Você cozinha em casa? Se sim, o que acha de aproveitar melhor os alimentos? Que tal aprender novas receitas e conhecer novas formas de utilizar os mesmos insumos de sempre?

Se você cozinha, tem sempre uma grande oportunidade de fazer novas receitas e seguir utilizando melhor os ingredientes. Você pode, inclusive, fazer uma horta em casa, o que contribuirá para a melhoria da sua saúde e a da sua família.

 

Roupas, Acessórios e Calçados

E o que dizer das roupas, dos acessórios e dos calçados?

Conheço pessoas que parecem uma centopeia… Elas possuem muito mais pares de sapato do que a sua capacidade de usá-los. Isso acaba sendo um mau exemplo de uso dos recursos, de consumo sem sentido. E o mesmo se aplica a roupas e acessórios em geral.

Se você engordou e as roupas não cabem mais em você, por exemplo, não se deixe levar pelo que é mais cômodo… Não vá à loja renovar o armário! Este pode ser o alerta que você precisava para se alimentar melhor, voltar a fazer exercícios físicos e emagrecer.

Outra coisa que costumo propor é um desafio: que tal passar alguns meses sem comprar nenhum item novo para o guarda-roupas? Isso pode ser bem divertido e, como eu disse no artigo da Revista Em Condomínios, você vai se surpreender com o quanto a sua criatividade poderá multiplicar seus looks. Verifique o que pode ser customizado, reformado e mãos à obra!

 

“Do it Yourself”

Já ouviu falar nisso? A internet está cheia de tutoriais ensinando as pessoas a fazerem coisas incríveis por si próprias, seja no vestuário, seja na alimentação, ou nas mais diversas áreas. São os famosos “DIY”, ou “Do It Yourself”.

Quem sabe você não encontra um hobby ou até uma forma de conseguir uma grana extra com estes novos trabalhos manuais? Nada mal, não?

 

Transporte e Saúde

Ter que se deslocar de um lugar para outro invariavelmente se converte em uma oportunidade para se exercitar, economizar dinheiro e cuidar da saúde (mental, física e financeira).

Este é mais um exemplo de melhora no uso dos seus recursos, através de pequenas ações que, em conjunto e ao longo do tempo, podem provocar uma grande diferença na sua vida.

 

Existem centenas de outras coisas que podem ser feitas para melhorar o uso dos seus recursos no dia a dia. É só uma questão de mentalidade e esforço. As oportunidades estão aí para quem quiser aproveitá-las!

Comente quais são as oportunidades que você vem aproveitando para utilizar melhor seus recursos e ter uma vida (financeira) mais sustentável!

 

Sair da versão mobile