Ícone do site Leticia Camargo

Como garantir minha aposentadoria?

Como garantir minha aposentadoria

Como garantir minha aposentadoria

O leitor do site Letras & Lucros consegue poupar R$ 20 mil por mês, já aplicou em ações mas teve grandes perdas e atualmente investe este valor na poupança. Ele informa que adora viajar, não possui dívidas e quer saber como garantir sua aposentadoria.

Ao contribuir para a matéria, Leticia Camargo ressaltou que deixando todas as suas economias na poupança, o leitor  pode estar perdendo da inflação.

Para poder diversificar sua carteira de investimentos, será necessário avaliar seu perfil de investidor e o horizonte do investimento. Caso seja para longo prazo, ele poderia assumir um pouco mais de risco se tiver a tolerância para tal.

Mas, em primeiro lugar, é importante garantir uma reserva de emergências com investimentos equivalentes aos gastos de 6 a 12 meses. Esta aplicação deverá ser efetuada em um produto conservador e com boa liquidez, como um fundo DI, por exemplo.

Leticia lembra também que é preciso procurar um fundo que tenha baixa taxa de administração para minimizar o impacto deste custo na rentabilidade do investimento.

Para o restante dos investimentos, será possível montar uma carteira com títulos públicos, fundos multimercado e fundos imobiliários, de acordo com seu perfil de investidor e o prazo destes investimentos.

Para o montante de curto prazo que será reservado para suas viagens, a orientação é que aplique também em produtos conservadores para não correr riscos.

Veja aqui a matéria na íntegra:

http://letraselucros.com/caso.asp?id=657

Sair da versão mobile