Ícone do site Leticia Camargo

Como envelhecer bem

A verdade é que todos nós vamos envelhecer um dia. Eu realmente torço para que isso aconteça, uma vez que a alternativa não é uma boa opção. Ainda assim, é incrível como muitos ainda evitem pensar e falar sobre o assunto. Planejar-se para isso, então, nem pensar. Parece um verdadeiro tabu.

Resolvi falar sobre esse assunto, porque estava assistindo a um vídeo no YouTube (assista ao vídeo no final deste artigo) sobre “Como envelhecer bem” da Dra. Ana Claudia Arantes e ela fez uma analogia muito interessante…

Ela pediu para que todos da plateia considerassem que estavam com 40 anos e que fariam uma viagem sem volta ao Deserto do Saara daqui a 30 anos. Passaram-se então todos aqueles anos, ela voltou, reuniu todos e os levou para o deserto. Chegando lá, uns reclamaram que fazia muito calor durante o dia, que fazia muito frio durante a noite, que não tinham levado comida ou protetor solar, nem água.

Diante da cena imaginária, ela questionou: como que se passou todo esse tempo, todos sabiam da viagem e não se prepararam adequadamente? Por que não estudaram sobre o lugar? Por que não se abasteceram com suprimentos suficientes?

Após levantar essas perguntas, a Dra. Ana concluiu fazendo uma analogia desta viagem com o envelhecimento. Nós chegaremos lá (sendo que alguns leitores aqui já podem ter chegado) e não teremos como voltar, mas muitos não se prepararam pra isso, mesmo sabendo desde sempre que um dia chegariam lá. Parece que quiseram enganar a si próprios dizendo a si mesmos que não envelheceriam ou que não sabiam que isso iria acontecer.

Essa situação é realmente muito interessante, pois todos sabemos que vamos envelhecer, que precisamos nos preparar para isso, mas fingimos que nem é conosco que isso vai acontecer… Quantos de nós não comem direito? Quantos não fazem exercícios físicos? Quantos não poupam nada para a terceira idade?

Pois é… Se a velhice não chegar é porque morremos antes… Esta também não é a melhor opção. Então, se você ainda não começou a se preparar para sua longevidade, comece logo. Se possível, comece hoje! Ela vai chegar, e quanto melhor preparado você estiver, mais facilmente irá passar por essa fase da sua vida. Lembra da história do Saara?

Coma bem, exercite-se e faça uma reserva financeira para a sua aposentadoria. Você irá agradecer muito por isso lá na frente. E se não o fizer… Adivinha quem vai colher os maus frutos? Você! É você quem irá sofrer com as consequências de decisões erradas que tenha tomado no seu passado e no seu presente.

Se você quiser mudar definitivamente isso na sua vida e começar a se planejar financeiramente para uma aposentadoria tranquila, sugiro que leia estes três textos abaixo. Eles lhe ajudarão a encontrar respostas a várias importantes questões para essa jornada. Vale a pena conferir e estudar.

Após ler os artigos que citei acima, você terá uma maior consciência da necessidade de se planejar para a sua aposentadoria e de como fazê-lo, mas a sua jornada de conhecimento não deve terminar aqui. Em seguida, sugiro que você aprofunde os seus estudos sobre o planejamento financeiro, acessando esse artigo mais completo que preparei sobre o tema. Clique aqui para acessar o artigo sobre Planejamento Financeiro!

Agora a decisão está nas suas mãos… Você pode se preparar para a viagem e usufruir de um futuro tranquilo, planejado e bem-vivido ou pode optar por contar com o acaso ou terminar dependendo do Governo, de filhos, parentes ou até de desconhecidos quando a hora chegar. E então, qual será a sua decisão? Como você vem se preparando para sua aposentadoria?

Sair da versão mobile