Ícone do site Leticia Camargo

Como economizar na compra de material escolar?

Nesta última quarta-feira, fui entrevistada para a Edição das 10h do Jornal da GloboNews em uma matéria que falava sobre a alta dos preços do material escolar e sobre os caminhos para que os pais consigam economizar ao efetuar estas compras de início de ano.

A matéria também citou uma pesquisa realizada pelo Procon-SP, que revelou que os preços de um mesmo item podem variar até 457% de uma loja para outra. Sim, isso mesmo! 457%! Na pesquisa, encontraram o lápis preto nº 2 de uma determinada marca, aquele mais utilizado na escola, variando entre R$ 0,35 o mais barato e R$ 1,95 o mais caro, entre estabelecimentos diferentes.

Na comparação com os preços de um ano atrás, os preços de agora estão, em média, 13% maiores, conforme dados do relatório (clique aqui para baixar a pesquisa).

Assista ao vídeo da minha entrevista para a GloboNews a seguir:

Aprofundando mais a respeito dos caminhos que os pais têm para economizar, elenquei abaixo algumas opções que podem ajudá-los a conseguir uma sensível redução de custos. Vamos lá…

 

Economize na compra de material escolar, reutilizando o que está em bom estado

Para começar bem a sua jornada de redução de custos com o material escolar, o primeiro passo é verificar o que pode ser reutilizado dos anos anteriores e os ítens da lista que precisam ser comprados. Muitas vezes, alguns materiais utilizados nos anos anteriores podem continuar em bom estado, como no caso das tesouras, dos apontadores, das caixas de lápis de cor dentre outros. Então a regra é: só comprar o que REALMENTE for necessário.

E, nada de levar as crianças junto nas compras, pois elas vão acabar querendo comprar tudo novo e toda a estratégia vai por água abaixo…. Em alguns casos, será preciso uma negociação em casa com os pequenos, explicando a eles, que não há necessidade de comprar materiais novos, se os antigos ainda estão em bom estado. Cada vez em que se fabrica um novo lápis, tem que derrubar mais uma árvore e tal….. É também uma questão de sustentabilidade e não somente de economia! Uma ótima oportunidade para ensinarmos a eles um pouco de educação financeira e cidadania!

 

As feiras de livros usados podem ser uma excelente opção para economizar na compra de material escolar

Você já verificou se na escola do seu filho existe alguma feira de livros usados? Não? Você sabia que existem escolas que promovem estas feiras de trocas e você poderá trocar o livro usado do seu filho pelo livro de outra criança que estiver mais adiantada? Sim! Isso mesmo! Em casos assim, você deixa o livro usado do seu filho, pega o do amiguinho e todo mundo sai ganhando, com custo zero.

Se na escola do seu filho não houver essa feira, não desanime. Você pode procurar alguns pais e tentar fomentar essas trocas que, como disse, terminam sendo muito interessantes e vantajosas para todos os envolvidos.

Ainda sobre as trocas, outro dia me deparei com uma iniciativa interessante e bem adequada aos nossos tempos: pais procurando outros pais pelas redes sociais para fazer essas trocas. Achei isso bem apropriado, utilizarmos as redes sociais em prol de nosso bolso e da sustentabilidade. Certamente este é um canal de comunicação bem eficiente para conseguirmos fazer essas substituições.

 

Que tal comprar em grande quantidade?

A compra em quantidade é mais um caminho para a redução dos custos. Muitas lojas concedem um desconto considerável quando o consumidor faz uma compra de maior valor, ou quando compra grandes quantidades de um mesmo ítem.

Neste caso, você pode organizar um grupo de pais interessados nos mesmos ítens e realizar uma legítima compra coletiva, aumentando o poder de barganha de todos em relação às papelarias e/ou livrarias. Para reunir todo mundo, procure obter o contato dos mesmos junto à escola e, como sugestão, crie grupos no Whatsapp.

Apenas para você ter uma ideia, fiz uma pesquisa a respeito e constatei que algumas lojas oferecem um preço diferenciado para compras no atacado. Nesta loja onde foi feita a minha entrevista, as compras de grande volume podem apresentar descontos que variam entre 12% a 30%, o que representará uma economia significativa no final. E, o que é ainda melhor, tudo isso é possível sem ter que abrir mão das marcas favoritas, ou mesmo da qualidade desejada.

 

Faça pesquisas na internet e fisicamente também

Não se esqueça de também consultar os preços nos sites da internet. É possível encontrar valores bem mais acessíveis pela web, com bons descontos e frete grátis.

Para pesquisar um grupo maior de lojas online e até comparar os preços, utilize os buscadores mais gerais como o Google ou o Bing, ou faça uso dos buscadores específicos para compras, como o Buscapé ou o Bondfaro.

Mesmo com toda a modernidade e com todas as opções que listei até aqui, a velha dica de que para economizar é preciso “gastar sola de sapato” continua valendo como nunca. Procurar fisicamente continua sendo um caminho que não pode ser ignorado: visite várias papelarias, tanto as lojas maiores quanto aquelas de bairro também. Procurar os itens em diversas papelarias é de suma importância para você verificar a diferença de preço que existe entre elas.

Para você ter uma boa noção dos preços praticados, essa lista do Procon – SP (clique aqui para baixar a lista), poderá ser de grande valia, já que ela mostra os preços mais baratos, os mais caros e a faixa média de preços encontrados nas lojas que entraram na coleta. Assim, já sabendo quais são os preços de cada ítem, ficará muito mais fácil essa procura pelas melhores barganhas!

 

Não deixe para comprar em cima da hora e faça uso do 13º salário

Um ponto de altíssima relevância que eu não poderia deixar de citar é: não deixe para procurar e comprar o material na última hora. Quanto mais próximo do início das aulas, mais caros tendem a ficar os preços. Quem compra por último e na correria, pagará um preço mais alto pela sua pressa.

Como você já sabe, janeiro é um mês de pagamento de contas para a grande maioria das pessoas. Como se não bastasse ser o mês em que muita gente paga os impostos, como IPTU e IPVA, renova a matrícula dos filhos na escola e compra o material escolar, janeiro ainda é o mês em que várias contas do final do ano passado que foram compradas no cartão são quitadas, como viagens e presentes de Natal, por exemplo. Por conta disso, uma boa dica de educação financeira é: separe uma parte do 13º para estas despesas extraordinárias do início do ano. Verifique nos anos anteriores o quanto que foram gastos nestes ítens citados acima e separe um montante equivalente deste salário extra para esse fim.

Espero que todas essas dicas possam lhe ajudar a economizar na hora de comprar o material escolar das crianças neste novo período letivo. Desejo muito sucesso em sua jornada! Boas compras!

 

 

Sair da versão mobile