Ícone do site Leticia Camargo

Como decidir entre comprar imóvel à vista ou financiado

Como decidir entre comprar imóvel à vista ou financiado

Como decidir entre comprar imóvel à vista ou financiado

O Portal Exame fez uma matéria sobre a melhor opção entre comprar um imóvel à vista ou financiado e analisou os prós e contras de cada uma delas.

Leticia Camargo colaborou com a matéria explicando que financiar o imóvel é uma ótima oportunidade para utilizar o saldo do FGTS*, que rende apenas 3% ao ano mais a TR. Mas para isto, o valor do imóvel deverá ser de até R$ 500 mil.

Por outro lado, muita gente não tem muita disciplina para poupar, mas cumpre suas responsabilidades quando tem uma prestação ou compromisso a pagar. Desta forma, pode aproveitar o financiamento para fazer uma poupança forçada e no final do período terá a sua casa própria.

Porém, o financiamento, em geral, tem algumas restrições, como o valor máximo da parcela, que poderá ser de até 30% da renda de quem está comprando o imóvel. E neste caso, o valor do imóvel fica limitado. Portanto, o ideal seria que fosse poupado o valor de uma boa entrada, para que a parcela coubesse na renda da família.

E por fim, ao comprar o seu imóvel, também lembre de guardar uma quantia para a reserva de emergências que deverá ser de pelo menos 6 vezes seus gastos mensais e um montante para o ITBI, a reforma, decoração e ainda a mudança.

Para isso tudo será necessária muita disciplina e determinação e ainda um orçamento familiar para ajudar a organizar suas finanças e ser possível a tão sonhada compra do imóvel.

Veja aqui matéria na íntegra.

> http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/imoveis/noticias/como-saber-se-e-melhor-comprar-imovel-a-vista-ou-financiado?page=1

* Para maiores detalhes de como utilizar o seu FGTS para a moradia, clique aqui: http://www.fgts.gov.br/perguntas/trabalhador/pergunta46.asp

Sair da versão mobile