Mais uma vez ela está quase chegando: a famosa Black Friday. Todo ano a mesma coisa… A gente sabe que vai ter coisa pela metade do dobro, sabe que vai ter muita propaganda sobre o assunto e sabe que vai acabar gastando mais do que gostaria ou do que deveria.
As lojas já estão oferecendo descontos. As vitrines já exibem faixas enormes de promoção. Muitos estabelecimentos estão decorados para a ocasião e a internet está cheia de anúncios com promessas de redução de preço.
Essa pode ser uma ótima oportunidade para comprar com desconto, mas o que posso dizer é: use a Black Friday com moderação! Vai com calma para não se arrepender logo em seguida.
Como usar a Black Friday com moderação?
Faça uma lista do que você realmente precisa, para não ficar à deriva, comprando coisas sem sentido e jogando dinheiro no lixo. Ou ainda, faça uma lista do que você se planejou para comprar, mesmo sendo um desejo. E quando me refiro a planejar, falo “planejar de verdade”, ou seja:
- a pessoa guardou uma grana previamente;
- verificou os preços antecipadamente para saber qual será a real economia;
- agora só está esperando as ofertas (aquelas de verdade!) para aproveitar e comprar com um bom desconto.
Nada de ir comprando por impulso tudo que vir pela frente. Nessa época, tudo aparece com desconto. Mas nem sempre é bem assim e você já sabe bem disso, né? Digo isso porque, infelizmente, alguns comércios insistem em tentar ludibriar o consumidor, aumentando preços dias antes da Black Friday, justamente para baixar agora. É o famoso “tudo pela metade do dobro”.
O fato é que, com algum planejamento, dá para fazer bons negócios. Claro, negócios que caibam no orçamento, sem gerar endividamento!
Eu mesma já fiz bons negócios na Black Friday! Comprei um laptop novo pra minha filha, daqueles bem poderosos, já que ela faz arquitetura. No caso dela, a máquina tem que ser boa mesmo para conseguir rodar os programas que são super pesados.
Todo ano eu começo a me planejar com alguns meses ou semanas de antecedência, pesquisando preços do que desejo comprar e economizando dinheiro para a meta.
Agora, se você não se planejou ou está curto de grana, melhor passar longe das ofertas para não cair em tentação. Mesmo que o preço esteja ótimo, se você não tem dinheiro para pagar, controle-se. Se você comprar por impulso e sem analisar direito, corre o risco de se enrolar e pagar de juros muito mais do que economizou. Aí o tiro sai pela culatra!
E você já fez a sua lista de necessidades ou, quem sabe, a sua lista de desejos para esse ano? Se planejou antecipadamente para comprar na Black Friday? Considere as minhas sugestões e boas compras!