Ícone do site Leticia Camargo

As oportunidades de investimento que só a crise oferece

A crise costuma ser um momento bastante conturbado para grande parte das pessoas, principalmente para aqueles que não estão com as contas em dia. Mas, por outro lado, não podemos ignorar o fato de que ela também traz consigo boas oportunidades de investimento.

Neste artigo, vou citar algumas destas oportunidades e explorar alguns projetos que podem ser realizados em um prazo antecipado, aproveitando-se justamente das vantagens que este momento conturbado oferece.

Oportunidades de investimento

As oportunidades de investimento que a crise oferece combinam as duas mais importantes variáveis de todo e qualquer investimento de modo ímpar: é possível aplicar em investimentos menos arriscados, aproveitando-se das taxas de juros mais elevadas.

Conforme explicitado no artigo da Revista Você S.A. deste mês para o qual contribuí, é possível aplicar em produtos de renda fixa, como CDBS, LCIs e/ou LCAs com retornos atraentes ou no Tesouro IPCA+ com rentabilidade real (acima da inflação) de mais de 7% ao ano. Desta forma, totalizando um rendimento de mais de 17% ao ano, já que a inflação deve superar os 10% em 2015. Clique aqui para ler o artigo na íntegra.

Enquanto isso, a poupança acumula rentabilidade em torno de 7% em 2015, o que significa, lamentavelmente, que quem aplica neste produto financeiro tem perdido poder de compra frente à inflação.

Dá para aproveitar as oportunidades sem ter dinheiro imediatamente

As crises costumam oferecer oportunidades de investimento mais generosas para quem fez o dever de casa e já vem poupando recursos no médio e longo prazos. Entretanto, para aqueles que ainda não começaram a poupar, sempre haverá espaço para dar início ao seu pé de meia.

Quem não tem capital para investir de imediato, deve aproveitar o momento para se planejar financeiramente, organizar suas finanças, quitar as dívidas e começar a poupar.

Alguns projetos que a crise pode ajudar a viabilizar

Com o devido planejamento financeiro, crises como a que estamos enfrentando podem viabilizar projetos pessoais e familiares em menor espaço de tempo, justamente por apresentar oportunidades de investimento com maiores taxas mesmo para aqueles produtos financeiros com menores riscos.

Você pode se preparar para passar um ano sabático, investindo em desenvolvimento pessoal ou pode se dedicar aos estudos com maior foco e elevar seu grau de capacitação. Com as escolhas corretas, estes podem ser projetos plenamente realizáveis para qualquer um que tenha disciplina financeira.

Embora a valorização do dólar não tenha ajudado muito nos últimos meses, ainda há espaço para quem planeja realizar uma grande viagem. Além da variedade de destinos, muitas agências e companhias estão fazendo promoções por conta da queda da demanda.

Outro projeto que pode pegar carona com a crise é o sonho da casa própria. O mercado costuma oferecer excelentes oportunidades em períodos de instabilidade pois o preço dos imóveis já está caindo em algumas cidades.

Veja alguns exemplos de pessoas que estão perto de realizar sonhos em meio à crise: clique no botão abaixo e faça o download do PDF com a matéria da Revista Você S.A.

Seja qual for o seu projeto, lembre-se do poder da barganha. A crise favorece quem tem dinheiro em mãos e você pode conseguir excelentes descontos, o que contribui para a realização dos seus sonhos muito antes do que você imaginava.

Duas dicas adicionais…

Em resumo, o cenário atual oferece boas oportunidades de investimento unindo maiores taxas de retorno mesmo para alguns produtos com baixo risco. Estas oportunidades podem se apresentar como um atalho para que você fique mais próximo de realizar seus sonhos mais antigos.

Sair da versão mobile