Ícone do site Leticia Camargo

Aplico na poupança para comprar uma casa após as Olimpíadas no Rio; estou certo?

Aplico na poupança para comprar uma casa após as Olimpíadas no Rio

Aplico na poupança para comprar uma casa após as Olimpíadas no Rio

Pergunta do Leitor Alexandre Sant’anna do InfoMoney

Tenho R$ 270 mil na poupança e pretendo utilizá-la na compra de um imóvel após os eventos esportivos que acontecerão no Rio de Janeiro, ou seja, começarei a procurar um imóvel para comprar a partir de 2017. A aplicação está adequada ou devo revê-la?

 

Resposta de Leticia Camargo, CFP®

Se sua intenção é comprar um imóvel daqui a 3 anos, a sua poupança já está comprometida, já tem um destino certo e sendo um curto período de tempo, não seria indicado correr riscos com este valor. Pois em caso de queda no mercado, não daria tempo suficiente para a recuperação.

Uma sugestão seria procurar no seu banco, Fundos de Investimento DI com baixas taxas de administração, de até 1%. Estes fundos estão rendendo atualmente mais do que a poupança e como você só irá resgatar este dinheiro em 3 anos, já se enquadraria na alíquota mais baixa de imposto de renda. O dinheiro que você conseguir poupar mensalmente poderá ser aplicado neste fundo também.

Se for financiar o imóvel, esta pode ser uma ótima oportunidade para utilizar o saldo do seu FGTS* (que rende apenas 3% ao ano mais a TR), para dar como entrada. Mas para isto, o valor do  imóvel deverá ser de até R$ 750 mil.

Porém, o financiamento, em geral, tem algumas restrições, como o valor máximo da parcela, que poderá ser de até 30% da renda de quem está comprando o imóvel e a necessidade de dar como entrada de 10% a 20% do valor do imóvel.

Mas, lembre-se de guardar uma quantia para a reserva de emergências que deverá ser de pelo menos 6 vezes seus gastos mensais e um montante para o pagamento do ITBI, da reforma, e da decoração e ainda não se esqueça dos valores que serão gastos com a mudança.

* Para maiores detalhes de como utilizar o seu FGTS para a moradia, clique aqui: http://www.fgts.gov.br/perguntas/trabalhador/pergunta46.asp

 

Sair da versão mobile