Ícone do site Leticia Camargo

5 dicas para fugir das dívidas

Os bancos estão dificultando cada vez mais a vida de quem precisa tomar um empréstimo. Seja para saldar as dívidas ou comprar um automóvel, por exemplo, está muito mais difícil conseguir um dinheiro emprestado hoje do que há um ano.

Boa parte dos clientes dos bancos já estão endividados, a inadimplência vem aumentando e os juros estão nos seus patamares mais altos dos últimos 3 anos.

Por conta disto, o Correio Braziliense me entrevistou para que eu desse algumas dicas aos leitores de como fechar as contas no azul e fugir das dívidas:

1) Entenda porque está endividado

Em primeiro lugar é preciso se planejar, anotar todos as receitas e despesas e fazer uma estimativa para os gastos futuros. Desta forma, será possível identificar pra onde o dinheiro está indo e saber onde economizar.

2) Diferencie as dívidas boas das ruins

Se você está endividado porque comprou um imóvel próprio, esta é uma boa dívida, mas se foi para pagar gastos do dia a dia, então é uma dívida ruim. Isto significa que você está vivendo num padrão acima de suas possibilidades.

3) Procure trocar dívidas caras por outras mais baratas

Informe-se para saber seu saldo devedor, aquele que seria necessário para quitar suas dívidas e também os custos que estão sendo cobrados, verificando o Custo Efetivo Total (CET) destes empréstimos. Os mais altos deverão ser quitados primeiro. Evite os altos juros do cartão de crédito e do cheque especial, trocando por dívidas mais baratas, como um empréstimo consignado, ou até mesmo um CDC.

4) Reduza seus gastos

É importante reduzir seus gastos para que sua vida caiba no seu orçamento. Os pequenos luxos devem ser evitados até que a situação se normalize.

5) Evite assumir novas dívidas

Antes de uma compra por impulso e para evitar cair de novo no cheque especial, faça a você mesmo as seguintes perguntas: Eu preciso? Eu posso? Eu consigo esperar um pouco?

Veja aqui a matéria na íntegra:

Sair da versão mobile