Ícone do site Leticia Camargo

10 mitos sobre a contratação de um planejador financeiro CFP®

10 mitos sobre a contratação de um planejador financeiro CFP

Desde que comecei a auxiliar as pessoas a cuidar de suas finanças, vi muitas objeções para que contratassem um planejador financeiro.

Abaixo estão algumas informações adicionais que podem ajudar a esclarecer as objeções comuns que as pessoas têm em relação à contratação de um planejador financeiro:

  1. Vou ter que parar de gastar?

Contratar um planejador financeiro não significa que você terá que parar de gastar. Um planejador financeiro irá ajudá-lo a entender onde seu dinheiro está sendo gasto atualmente e trabalhar com você para identificar áreas onde é possível economizar sem sacrificar seu estilo de vida. Na verdade, ele pode ajudá-lo até a gastar mais (agora ou no futuro) e de forma mais eficiente, se procurar por melhores ofertas, evitar desperdícios e direcionar seus recursos para o que realmente importa. O objetivo é encontrar um equilíbrio entre economizar para o futuro e desfrutar do presente.

  1. Não gosto de anotar minhas receitas e despesas

Anotar as receitas e despesas pode ser um pouco trabalhoso, mas é importante para entender onde você está gastando seu dinheiro e onde pode fazer ajustes.

Eu também não gosto de ir à academia, mas vou….. Assim, como devemos ter alguns bons hábitos para cuidar da nossa saúde física, também devemos tê-los para cuidar da nossa saúde financeira, não é mesmo?

  1. Não tenho tempo para organizar as finanças

Muitas pessoas se sentem sobrecarregadas com a ideia de organizar suas finanças. Mas, tempo é uma questão de preferência. Na medida em que você perceber a importância de cuidar de suas finanças, verá que valerá cada segundo. Se você está sobrecarregado com suas finanças, um planejador financeiro pode te ajudar a criar um plano financeiro sólido que o ajudará a alcançar seus objetivos. E, por fim, quem dedica algum tempo para cuidar das finanças, perde menos tempo se preocupando com elas! Pense nisso!

  1. Primeiro vou organizar minhas finanças e depois contrato um planejador

É compreensível querer organizar suas finanças antes de contratar um planejador financeiro, mas na verdade é melhor fazer o contrário. Isso ocorre porque um dos 6 componentes do planejamento financeiro é justamente dar o caminho das pedras para a organização financeira. O planejador pode ajudar muito nessa etapa! Ou seja, contratar um planejador financeiro pode ajudá-lo a organizar as suas finanças mais rapidamente e com mais eficácia.

  1. Não tenho espaço no orçamento para contratar um planejador

Mesmo que você não tenha muito dinheiro disponível no momento, é importante lembrar que o trabalho de planejador financeiro é ajudá-lo a identificar áreas em que você pode economizar, criar um plano para alcançar os seus objetivos financeiros e te auxiliar para que você tome as melhores decisões financeiras possíveis.

Com o processo de planejamento financeiro você poderá evitar desperdícios, direcionar seus recursos para o que realmente importa, pagar menos impostos, investir de forma mais adequada e com menores custos. Tudo isso pode abrir esse espaço que faltava no seu orçamento para contratar o planejador.

Lembre-se que um planejador financeiro pode ser um investimento valioso a longo prazo, sempre pensando em seu futuro financeiro.

  1. Quando eu ficar rico contrato um planejador

Qualquer pessoa pode fazer um planejamento financeiro, desde os endividados, até os mais abastados, passando por quem está em equilíbrio financeiro.

Se você está trabalhando para alcançar a independência financeira, contratar um planejador financeiro pode ser um passo importante para chegar lá. Quanto antes você começar a planejar, melhores serão suas chances de sucesso financeiro no futuro.

  1. Não quero ficar rico, então não preciso de planejamento financeiro

O planejamento financeiro não é apenas para pessoas que querem ficar ricas. É importante para qualquer pessoa que queira viver uma vida financeiramente saudável e equilibrada.

Mesmo que você não queira ficar rico, é importante ter uma reserva de emergências adequada, pensar em proteger o seu patrimônio atual por meio de seguros, planejar a sucessão e fazer contas para a sua aposentaria. Tudo isso fará parte do processo de planejamento financeiro.

  1. Quando eu estiver perto da aposentadoria penso em começar o planejamento financeiro

Quanto antes você começar seu planejamento, mais fácil será para atingir seus objetivos por causa do fator tempo, que ajuda muito na composição dos juros sobre juros.

Assim sendo, quanto antes você começar, menor será o seu esforço e melhores serão os resultados acumulados no longo prazo. Porém, embora seja importante começar a planejar sua aposentadoria o mais cedo possível, nunca é tarde demais para começar a pensar sobre o seu futuro financeiro, mesmo que você esteja próximo de sua aposentadoria ou já aposentado.

  1. E se eu morrer amanhã?

A questão correta é: e se você viver muito?! Não sabemos quanto tempo iremos viver, mas a expectativa de vida vem aumentando ao longo dos anos. É muito provável que possamos viver mais do que nossos pais e, principalmente, do que nossos avós!

Minha avó faleceu com 98 anos. Estimo que minha mãe deve viver até os 110 e eu até os 120 anos! Então, eu me planejo para isso. E, mesmo que você venha a morrer em breve, é importante ter um plano financeiro em vigor, independentemente do que o futuro possa trazer. Um planejador financeiro pode ajudá-lo a estabelecer um plano de sucessão e garantir que seus entes queridos sejam bem cuidados em caso de sua morte prematura.

Como se não bastasse, um planejador pode ajudá-lo a avaliar as necessidades de seguro de vida, discutir como seus ativos serão distribuídos aos seus herdeiros e até sobre a necessidade de um testamento.

  1. Posso assistir vídeos na internet e gerenciar minhas finanças sozinho

Sim. Atualmente temos muita informação disponível na internet de forma gratuita, mas nem sempre é fácil traduzir tudo para o seu caso, ou entender o passo a passo. Na maioria das vezes, são vídeos curtos, com assuntos aleatórios e falta uma linha do tempo do conhecimento que vai facilitar o entendimento. Um planejador financeiro pode fornecer orientação personalizada e adaptada à sua situação financeira única.

Esse profissional pode ajudá-lo a tomar decisões financeiras mais informadas. Planejadores têm conhecimentos e habilidades específicas em áreas como orçamento, gestão de dívidas, investimentos, planejamento de aposentadoria, e sucessão. Ele poderá ajudá-lo a estabelecer metas financeiras realistas e desenvolver um plano de ação para alcançá-las.

Ter um profissional experiente ao seu lado pode ajudá-lo a tomar decisões mais adequadas e a alcançar seus objetivos financeiros de maneira mais eficiente.

Sair da versão mobile