O caminho, os sonhos e as suas finanças

63 views

Você já teve aquela impressão de não estar conseguindo alcançar seus sonhos, seus objetivos de vida? Parece que eles estão cada vez mais distantes…

Você não sabe exatamente que caminho tomar e o que fazer para conquistá-los?

 

Não espere mais! Comece hoje a correr atrás de seus sonhos!

Imagine que você vai fazer uma longa viagem, pois terá um casamento de um amigo muito querido. O local é distante e de difícil acesso. Você não se programa e vai postergando a hora da saída…

Porém, a estrada é ruim, irregular e se você tivesse se programado, perceberia que precisaria de uma semana de carro para viajar sem pressa, de forma confortável e sem tanto estresse.

Mas, como foi deixando para a última hora, teve que ir correndo a uma velocidade além da ideal para aquela estrada de terra cheia de buracos. Isso era necessário já que, de outra forma, você não chegaria para o casamento a tempo e o seu amigo ficaria muito decepcionado.

Como não houve programação e você não fez uma revisão do seu carro, os pneus estavam desgastados e derrapavam mais do que o esperado. Devido à velocidade, você não conseguiu desviar de um dos muitos buracos enormes que havia pelo caminho. Resultado: pneu furado!

Para piorar, o estepe estava vazio e você teve que caminhar por horas para pedir ajuda em um dos poucos postos de combustíveis que encontrou no trajeto.

Consegue perceber como esta viagem está cada vez mais complicada? Como as suas chances de sucesso estão ficando cada vez menores?

Pois é… Como você saiu em cima da hora, terá que correr mais, ou seja, correr mais riscos para chegar a tempo. Como não se planejou e não verificou os pneus, corre mais riscos ainda. Como teve que acelerar, mais problemas potenciais poderão surgir…

Contei essa história para mostrar que quanto mais demorarmos para correr atrás de nossos sonhos, quanto mais protelarmos o planejamento e a execução, mais riscos teremos que tomar para alcançá-los a tempo. E se não tomarmos as devidas precauções, se não houver um bom plano, nossas chances de sucesso restarão muito reduzidas.

Como em tudo na vida, em finanças isso não é diferente…

 

Sonhos e finanças…

Em finanças não é diferente porque quanto mais você se planeja, mais suave se torna o percurso e você pode se preparar para os riscos. Além disso, se você começa mais cedo, terá mais tempo para superar problemas e imprevistos que são naturais em qualquer jornada.

Assim sendo, se você quiser se aposentar aos 65 anos de idade, mantendo um bom padrão de vida, é melhor começar o quanto antes. Caso contrário, se você deixar para começar muito tarde, terá que guardar muito mais dinheiro mensalmente do que se tivesse começado este esforço desde o seu primeiro salário. Como se não bastasse, você terá muito menos tempo para usufruir do poder dos juros sobre juros para te ajudar nesta empreitada!

Se você refletir bem sobre o assunto, irá perceber que o mesmo raciocínio se aplica a diversas coisas e objetivos. Se você quer fazer uma grande viagem, prepare-se. Caso queira comprar uma casa própria, planeje-se.

Seja precavido! Faça do planejamento uma ferramenta à sua disposição para você alcançar os seus sonhos e comece o quanto antes, para que o percurso seja o mais suave possível, com menos riscos e mais tempo para se recuperar dos imprevistos.