A Educação Financeira pode mudar a sua vida

366 views

Antes de começarmos, gostaria de fazer uma afirmação e gostaria que você prestasse muita atenção: a Educação Financeira realmente pode mudar a vida de uma família. E, já que estamos na 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, uma iniciativa para oferecer educação financeira ao público em geral, resolvi falar de alguns exemplos que tive a oportunidade de presenciar por meio do meu trabalho de Planejamento Financeiro Pessoal.

 

Os problemas que a falta de Educação Financeira podem trazer

Eu gosto muito de começar as minhas palestras de educação financeira lembrando que não aprendemos nada sobre isso na escola e que, portanto, geralmente as pessoas não tem facilidade em lidar com as suas finanças pessoais.

Entendo que a educação financeira é importante para que todos aprendam a fazer escolhas conscientes, pois em cada atitude do nosso dia a dia, principalmente naquelas em que estamos pagando por algo, devemos sempre parar para pensar se com aquela atitude estaremos mais próximos de nossos objetivos, ou se estaremos ficando cada vez mais afastados deles.

Temos que ter em nossas mentes que somos protagonistas de nossas escolhas. Se estamos vivendo num padrão de vida acima de nossas capacidades financeiras, essa é uma escolha nossa!

Já tive uma cliente que se queixava por não conseguir viajar nas férias com a família, pois nunca tinha dinheiro para tal. Porém, todos os dias enquanto ela esperava o ônibus para ir para o seu trabalho tomava um cafezinho e comia um pão de queijo no boteco da esquina. Será que alguma vez ela parou para pensar no quanto gastava por ano com cafezinhos e pães de queijo? Será que se ela guardasse essa quantia, ela teria dinheiro para as férias no final do ano?

Façam as contas: café e pão de queijo podem custar, em conjunto, uns R$ 10,00. Quando multiplicados por 22 dias úteis e por 12 meses, chegam a incríveis R$ 2.640,00. Será que com esse dinheiro ela não poderia fazer um passeio de férias com a família? Viu? Percebeu como as escolhas do dia a dia podem fazer a diferença?

 

A Educação Financeira como transformadora da vida das pessoas

Quando as pessoas passam a ter algum contato com a educação financeira e entendem a importância de cuidar das suas finanças ganham autonomia, liberdade e independência. Isso é transformador!

As pessoas passam a ser mais conscientes quanto aos seus hábitos financeiros e começam a pensar mais antes de efetuar qualquer gasto. Uma compra por impulso que antes passava despercebida, agora é analisada com bastante atenção.

A educação financeira procura mostrar a diferença entre os desejos e as necessidades, e ajuda as famílias a entenderem o que realmente é necessário em suas vidas.

Elas percebem como é importante anotar todas as receitas e despesas em um caderno ou planilha e analisar para onde está indo o dinheiro. E assim podem fazer suas escolhas, sempre tendo em vista os seus objetivos de vida.

Desse modo, fica mais fácil identificar onde estão errando e como devem ajustar o rumo das suas finanças para alcançarem objetivos maiores. Isso realmente pode transformar a vida das pessoas, pode transformar a vida de muitas famílias.

 

Em busca de uma melhor qualidade de vida

Quando as famílias estão mais conscientes de suas finanças, percebem que precisam constituir uma reserva financeira para emergências. Assim, ficarão tranquilas com o fato de poderem arcar com os custos de eventos fortuitos. Isso faz com que se sintam mais seguras em relação ao que vem pela frente.

Quando fazem uma reserva para a aposentadoria, sabem que terão uma terceira idade tranquila, pois poderão se sustentar sozinhos, sem depender de filhos ou parentes.

E, por fim, quando estas pessoas percebem que suas vidas serão mais tranquilas no futuro, já se sentem menos estressadas no presente, o que impacta positivamente a sua qualidade de vida.

Depois de todos esses efeitos positivos que narrei, não tenho a menor sombra de dúvidas e posso novamente repetir e afirmar: a Educação Financeira realmente pode mudar a vida de uma família. Então, o que está esperando? Vá em busca deste conhecimento.