Como ter autocontrole para não gastar dinheiro?

78 views

No início deste mês, em minha coluna na Revista Em Condomínios (clique aqui para ler) expliquei a relação direta entre o autocontrole e a saúde financeira de uma pessoa. No texto, revelei que estudos têm demonstrado que aqueles que possuem maior autocontrole, têm mais saúde e bem-estar financeiro, ficam menos desempregados, e têm maior participação em programas de aposentadoria voluntária.

Mas… Afinal, o que seria autocontrole?

 

Uma breve definição de autocontrole

A capacidade de se autocontrolar é uma habilidade humana cada vez mais importante em nossos tempos, já que estamos continuamente sendo pressionados por todos os lados pela mídia e testados com tentações para o consumo a todo instante.

Um ótimo conceito de autocontrole seria: a habilidade de uma pessoa proativamente estruturar a vida para ter menos desejos problemáticos. Gosto desta definição porque é mais factível evitar as tentações do que resistir a elas.

Conforme expliquei na Revista, nossa capacidade de resistir às tentações é como se fosse um músculo: no primeiro ou segundo exercícios aguentamos bem o peso dos alteres, mas se fizermos muitas repetições, a fadiga irá aparecer e não resistiremos mais.

Portanto, a melhor forma de lidar com as tentações do consumo é evitar se expor a situações em que elas serão inevitavelmente maiores e mais fortes do que a sua própria força de vontade. Caso contrário, depois de algumas vezes resistindo às compras, no final do dia você vai ficar cansado e vai acabar fazendo uma comprinha!

 

Um exemplo prático disso funcionando…

Imagina que você está guardando dinheiro para sua aposentadoria, mas aparecem viagens, uma oportunidade de comprar um carro novo, de mobiliar a casa com algo mais moderno etc. É claro que sempre vão aparecer inúmeras brechas para você utilizar aquela reserva que estava sendo guardada para a aposentadoria. Você resiste na primeira situação que aparece, resiste na segunda, mas passam-se alguns anos e depois de estar resistindo por tanto tempo, você vai ficando cansado e acaba gastando sua reserva naquela viagem dos sonhos.

Pronto, todo o seu esforço para a aposentadoria foi por água abaixo… Então, o que poderia ser feito para evitar isso?

Imagine se você tivesse uma aplicação que fosse em outro banco, que tivesse maiores impostos para sacar no curto prazo ou mesmo que só fosse possível resgatar no vencimento, por exemplo… Entende que esta poderia ser uma ótima forma de frustar sua vontade de gastar?

Se o dinheiro não está disponível, se você não está olhando pra ele a todo instante, não precisará ficar resistindo às tentações, você as estará evitando… E assim, poderá ficar mais fácil continuar com seu plano de guardar essa reserva para a posentadoria.

Que tal? Gostou desta sugestão? O que você tem feito para evitar as suas tentações no que tange às suas economias?