Como foi a 5ª Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF)?

142 views

Esta semana foi, sem a menor sombra de dúvidas, uma das mais intensas do ano até aqui. Estamos em vias de encerrar a 5ª Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), evento que vem crescendo ano após ano e vem recebendo cada vez mais apoio de instituições que vem promovendo a educação financeira e da população em geral.

Neste ano, a PLANEJAR (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros), instituição da qual sou embaixadora aqui no Rio de Janeiro e a CVM (Comissões de Valores Mobiliários) conseguiram programar quase 300 eventos, distribuídos em 51 cidades de 15 estados. A expectativa era alcançar e beneficiar milhares de pessoas, através de um trabalho único que conta com a ajuda de mais de 200 planejadores financeiros voluntários em todo o país.

Não custa lembrar que a Semana ENEF foi lançada em 2010, com a finalidade de promover a educação financeira e previdenciária da população. Trata-se de uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) e sua programação completa pode ser verificada no site da Semana ENEF (www.semanaenef.gov.br).

Ainda não paramos para fechar as contas, mas já podemos comemorar os resultados deste ano. Cada vez mais, estamos levando a educação financeira para dentro de escolas, ONGs, instituições de ensino superior e muito mais.

Trata-se de uma oportunidade única para trocar experiências, aprender e transferir conhecimento! É um trabalho que começou com algumas poucas pessoas dedicadas, mas que vem tomando forma e ganhando volume. Vem crescendo muito ano após anos e eu tenho muito orgulho em fazer parte disso tudo.

Apenas para você ter uma ideia, neste quinto ano da Semana ENEF, eu ministrei palestras, coordenei eventos, auxiliei voluntários e me desloquei para diversos lugares. Em meio a esta correria, ainda tive a satisfação de receber um breve depoimento de uma das alunas do CIEP Ayrton Senna, local em que palestrei:

Agradeço muito pelo feedback e fico grata em poder ajudar. Essas pequenas coisas trazem em si um valor enorme e reforçam a ideia de que estamos no caminho certo quando defendemos a universalização da educação financeira. Isso também revela o quão impactante e transformador pode ser o nosso trabalho e o quanto todo esforço e dedicação estão valendo a pena.

 

Sobre a profissão de Planejador Financeiro

Como eu já revelei em outro artigo aqui no site (clique aqui para ler o artigo e saber mais sobre a profissão), tenho muito orgulho em ser uma Planejadora Financeira CFP® e sigo me esforçando e me dedicando para que as pessoas tenham acesso a esse profissional, que costumo dizer se tratar do médico das finanças da família.

Sabemos bem que grande parte das pessoas do nosso país carece de orientações sobre como gerenciar as suas finanças pessoais, como ter bons controles, como planejar-se financeiramente, como poupar dinheiro e até de como investir melhor o seu dinheiro. O planejador é o profissional que pode ajudar em tudo isso, trazendo mais saúde financeira para a vida das famílias.

 

Fotos da minha participação na 5ª Semana ENEF