Checklist para diminuir o IR

243 views

Que tal tomar algumas medidas agora para diminuir o IR (Imposto de Renda) que você terá que pagar no ano que vem? Nada mal, né? Pois é… Final de ano é um ótimo momento para rever as suas finanças e poder tomar providências de última hora para minimizar o seu imposto de renda.

Desta forma, preparei o texto de hoje com um checklist simples, mas muito eficaz, para que você consiga diminuir o IR a pagar no ano que vem. Vamos lá!

 

Ação 01 para Diminuir o IR:

MAXIMIZE O SEU BENEFÍCIO FISCAL

Refaça as contas de quanto você teve de renda tributável bruta em 2017 e verifique se poderia contribuir com algum valor extra para a previdência, de forma a maximizar o seu benefício fiscal. Vou explicar melhor como isso funciona…

Se você contribuir com até 12% da sua renda tributável bruta para um PGBL ou fundo de pensão, este valor pode ser utilizado como despesa dedutível e vai aumentar sua restituição ou diminuir seu imposto a pagar.

Mas existem dois pontos muito relevantes aqui, para que você consiga usufruir deste benefício:

 – Será necessário efetuar a Declaração de IR pelo modelo completo;

 – Você precisa ser contribuinte da previdência social ou regime próprio ou ainda ser aposentado ou pensionista nestes dois sistemas.

Se você quiser saber mais sobre os fundos PGBL, seguem três artigos que podem lhe ajudar (é só clicar para acessar):

 

Ação 02 para Diminuir o IR:

FAÇA DOAÇÕES!

Sim! Isso mesmo! Faça doações!

Faça doações a instituições que tenham incentivo fiscal no valor de até 8% do seu imposto de renda devido, (observando os limites legais e as instituições incentivadas possíveis), em vez de pagar este valor de IR. Ressalto que este percentual é sobre o VALOR DEVIDO de Ire não sobre o montante total recebido de receitas brutas tributáveis como no ítem anterior! Veja aqui o Guia disponibilizado pela Receita Federal de Orientações sobre Doação.

As doações podem beneficiar os Fundos dos Direitos da Criança e Adolescente, Fundos do Idoso, Projetos Culturais ou Artísticos pelo PRONAC, Fundos de Financiamento ao Cinema pelo FUNCINES, Incentivo aos Esportes, Programa de Apoio aos Deficientes (PRONAS) e Programa à Atenção Oncológica (Pronon).

Para o Pronas e o Pronon, podem ser doados até 1% do valor devido de IR cada um, além do limite de 6% para as demais instituições, o que totaliza os 8% em doações.

Neste caso, apenas atente-se ao fato de que a Declaração também deverá ser efetuada pelo modelo completo.

 

Ação 03 para Diminuir o IR:

COMPENSAÇÃO DE PREJUÍZOS ACUMULADOS!

Se você efetuou o resgate total e teve algum prejuízo acumulado em fundos de ações em 2016, lembre-se que tem até o final de 2017 para aplicar novamente em fundos de ações do mesmo administrador. Talvez você não saiba, mas tem o direito de descontar esse prejuízo dos seus ganhos futuros e, com isso, pagar menos imposto de renda.

Se você quiser saber mais sobre os fundos de renda variável, os artigos abaixo podem lhe ajudar (é só clicar para acessar):

Para finalizar, listarei abaixo outros artigos sobre Imposto de Renda que podem ser muito úteis para você:

E então? O que achou? Não deixe essas ações para depois. Aja o quanto antes, pois normalmente ficamos atarefados com os preparativos para as festas de final de ano e acabamos perdendo os prazos. Neste período do ano, temos as últimas oportunidades para agir e diminuir o IR a pagar no ano que vem.