5 Artigos sobre Ciências Comportamentais

144 views

Nesta semana foi divulgado que Richard Thaler, um dos precursores da economia comportamental, venceu o Prêmio Nobel de Economia deste ano por ter unido a psicologia à economia. Para ele, os seres humanos não são Homo Economicus, totalmente racionais e capazes de analisar todas as alternativas como prezam os economistas tradicionais, mas sim têm uma racionalidade limitada.

Em seu livro Nudge, que em português poderia ser traduzido como “empurrão”, ele mostra várias situações em que um simples detalhe pode mudar totalmente a decisão de um grande número de pessoas. Um exemplo disso estaria no desenho dos formulários que, dependendo de como são elaborados, podem mudar completamente a forma como as pessoas tomam as suas decisões.

Um exemplo é o de adesão ao plano de aposentadoria da empresa, em que normalmente é preciso “marcar a alternativa” para aderir ao plano (opt in), o padrão é não aderir. Porém, a simples mudança para o padrão “opt out”, ou seja, a pessoa já está incluída automaticamente na previdência e, se quiser sair, deve marcar no formulário para deixar o plano, fez com que o número de adesões aumentasse incrivelmente.

Segundo o autor, isso acontece pelo fato de que as pessoas tendem a aceitar a opção padrão e deixam para tomar decisões depois. Isso ajuda a explicar o sucesso da estratégia “opt out” dos planos de aposentadoria que citei acima, já que as pessoas acabam deixando a tomada de decisão para depois e vão permanecendo no plano.

Outro experimento curioso que ele conta também, foi a ideia de pintar no mictório uma mosquinha para que os rapazes melhorassem a mira…. e não é que funcionou!

Quem me acompanha por aqui, sabe que sou uma entusiasta do tema, inclusive já tendo feito o curso de Introdução à Psicologia Econômica com a Prof. Vera Rita de Mello e de Irrational Behavior com Dan Ariely.

Até você já deve ter visto o Richard Thaler no filme “A Grande Aposta”, em que ele explica, junto com a Selena Gomez, sobre como funcionam os produtos financeiros que foram os pivôs da crise de 2008. Veja o trecho do filme aqui (em inglês). A explicação dele começa aos 1’34.:

Em homenagem à Thaler, e como adoro o assunto, selecionei os artigos aqui do site em que falo das ciências comportamentais. Vale a pena conferir:

Bônus: O The New York Times relacionou 7 artigos escritos por Thaler sobre como o comportamento humano pode afetar a economia (em inglês). Clique aqui para ler!