3 Dicas Valiosas para fechar o mês no azul

126 views

Muitas pessoas têm lutado mês a mês para controlar as suas contas e fechar o mês no azul, mas infelizmente uma boa parte delas não tem conseguido se sair bem nesta missão. A consequência mais comum é o uso do cheque especial.

Neste texto, vou lhe dar algumas dicas para que você consiga fechar o mês no azul e explicar como funciona o cheque especial. Vamos lá…

 

Fechar o mês no azul: você não está sozinho!

Antes de começar com as dicas, vale reforçar que você não está sozinho nesta luta por mudança de hábitos para que as contas se ajustem ao seu orçamento doméstico…

Uma pesquisa recente da ANBIMA e do DATAFOLHA, publicada no site da EXAME, revelou que 94,45% dos brasileiros já tomaram alguma atitude para minimizar os gastos mensais. Dentre essas atitudes, podemos destacar:

  • Comprar marcas mais baratas ou produtos sem marca (72,23%)
  • Deixar de comprar itens de vestuário ou outros menos necessários (70,76%)
  • Procurar opções de lazer gratuitas e viagens de férias mais baratas (70,54%)
  • Trocar produtos ou vender coisas que não se usa mais (40,29%)
  • Trocar serviços com outras pessoas e profissionais (31,13%)
  • Compartilhar carro, veículos, transporte em geral (25,16%)
  • Compartilhar serviços com outras casas – diária da faxineira, babá, etc (18,95%)
  • Montar um grupo para fazer compras em conjunto (16,89%)
  • Compartilhar casa – morar junto com outras pessoas, alugar cômodos da casa, receber viajantes (Airbnb, Rotary, etc) (16,44%)

(FONTE: EXAME)

 

DICA 01 – Controle é primordial

Não dá para saber o que está acontecendo se você não tiver registro algum das suas finanças, concorda? Como saber para onde está indo o dinheiro se você não anota nada? Assim fica difícil!

É por isso que sempre digo e nunca me canso de repetir: você precisa anotar, registrar tudo o que acontece em sua vida financeira, todas as entradas e saídas. Só assim você terá condições de saber o que está acontecendo e decidir quais os passos a seguir.

Eu desenvolvi uma planilha de fluxo de caixa que pode lhe ajudar muito com isso. Clique aqui para fazer o download gratuitamente!

 

DICA 02 – Sempre existe mais de um caminho

É importante lembrar que sempre haverá mais de um caminho quando nos vemos em uma situação de restrição financeira. A opção por um deles, não inviabiliza um outro. Aliás, é até melhor que você abra várias frentes para tentar resolver sua situação.

Você pode tentar dar um jeito de aumentar as receitas, do mesmo modo que pode se esfoçar para cortar as despesas. Ambas as iniciativas são válidas e cumprem a mesma finalidade: ajustar as contas. Infelizmente, muita gente se esquece disso e acaba focando em somente um dos dois lados….

 

Dica 03 – Planejamento Financeiro

Para finalizar, aproveite os seus controles e comece a planejar. Faça uma projeção simples do que você espera receber e do que terá que pagar no futuro. Depois disso, faça as contas e veja se o que sobra consegue viabilizar alguns dos seus sonhos e em quanto tempo isso será possível.

Se precisar de ajuda com isso, chame uma especialista como eu para lhe ajudar (envie uma mensagem para mim, clicando aqui).

 

Sobre o Cheque Especial

Em um artigo recente que escrevi para o site “We Fashion Trends” (clique aqui para ler o artigo), onde expliquei que o cheque especial nada mais é do que uma linha de crédito pré-aprovada que o banco disponibiliza para alguns dos seus clientes. Também deixei claro que essa linha de crédito envolve a assinatura de um contrato (que pode ser em papel ou digital) onde estão as regras deste empréstimo. Isso mesmo EM-PRÉS-TI-MO! O cheque especial é um empréstimo.

No que se refere às taxas de juros dessa modalidade de empréstimo, estamos falando de algo que pode chegar a nada mais nada menos do que 500% ao ano. Sim! Isso mesmo! Você começa devendo R$ 1.000,00 em um ano e, 12 meses depois, já está devendo 5 vezes isso, fora o valor emprestado, ou seja, terá que pagar R$ 6.000,00 para quitar sua dívida! E isso sem contar o IOF (imposto sobre transações financeiras)….

Ou seja, controle o quanto antes suas finanças e não caia na roubada de entrar no cheque especial, pois isso pode virar uma bola de neve…

Se desejar ler outros artigos sobre cheque especial, clique no link de sua preferência a seguir: